Escritos Sobre o Sentido da Escola, livro de Ildeu Moreira Coêlho

Escritos Sobre o Sentido da Escola

A formação escolar implica o ensino que interroga o saber existente, as ideias e as coisas; se faz reflexão, permanente convite a girar o olhar do espírito, a se iniciar com rigor e radicalidade no pensamento, na autonomia, liberdade, igualdade e fraternidade; convite esse em que todos possam se sentir em casa, reencontrar suas raízes humanas, a razão de sua existência no mundo e da formação a ser buscada e efetivada. Realiza-se no aprendizado e cultivo da leitura, da escrita e do estudo, no estabelecimento de uma relação de gosto, amizade e prazer com os textos, os modos de significar, apr... [Leia mais]
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Descrição
A formação escolar implica o ensino que interroga o saber existente, as ideias e as coisas; se faz reflexão, permanente convite a girar o olhar do espírito, a se iniciar com rigor e radicalidade no pensamento, na autonomia, liberdade, igualdade e fraternidade; convite esse em que todos possam se sentir em casa, reencontrar suas raízes humanas, a razão de sua existência no mundo e da formação a ser buscada e efetivada. Realiza-se no aprendizado e cultivo da leitura, da escrita e do estudo, no estabelecimento de uma relação de gosto, amizade e prazer com os textos, os modos de significar, apreender e expressar o sentido do universo e das coisas humanas, sua beleza, bondade e verdade. Uma escola preocupada com a vida coletiva e a formação de homens que entendam e pensem o real, o presente, sem nele se fechar, supõe um professor diferente; interessado em aprender a pensar as ideias, a prática, as imagens, a tecnologia e a mídia, em criar novas realidades, a começar pela aula como um pensar em voz alta diante dos estudantes, um permanente convite a todos para que pensem sempre o que veem, ouvem, leem, escrevem e o que trazem da família e da cidade. Esse professor é diferente, porque gosta e se empenha em formar outros seres humanos que aprendam e passem a gostar de ler, escrever e estudar; porque deseja e se compraz em estudar, em cultivar os frutos do estudo, do exercício de sua ocupação e, finalmente, porque para ele o magistério, mais que profissão, é ofício, ocupação, atividade que se faz e se recria a cada momento como trabalho intelectual comprometido com a humanidade, a igualdade, a autonomia, a liberdade e a justiça. Mas esse professor não surgirá nem se firmará em sua ocupação, sem que a sociedade, o Estado e as escolas, de todos os níveis, formem, valorizem e respeitem homens que têm condições, propiciadas por sua formação, e procuram se tornar bons professores. Ao exercer seu ofício, ele exerce uma atividade inerente à vida pública, à vida em comum; cumpre uma obrigação moral, presta homenagens e honras, demonstra respeito à sociedade, à humanidade, ao bem comum; reconhece e confirma o direito de todos, não só de frequentarem a escola, mas de serem iniciados e se iniciarem no mundo da cultura e do humano, participando da vida coletiva e confirmando sua humanidade.

Dados Técnicos
Páginas: 256
Peso: 318g
ISBN: 9788575912553