Figuras Do Imaginario Educacional, livro de Alberto Filipe Araujo, Joaquim Machado De Araujo

Figuras Do Imaginario Educacional

assunto:
Ano: 2004
Paginas:228
Esta obra integra quatro estudos que resultam do trabalho de investigação produzido no âmbito do Projecto de Investigação "Educação e Imaginário" do Centro de Investigação em Educação (Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho). Nesta obra os autores, ambos docentes da Universidade do Minho, tratam muito especialmente das figuras do imaginário educacional, ainda que, ao longo dos textos apresentados, aflorem as orientações teóricas para uma educação da imaginação. Em Vozes Pedagógicas de Hermes, de Dioniso e de Prometeu. Para um "Novo Espíri... [Leia mais]
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Descrição
Ano: 2004
Paginas:228
Esta obra integra quatro estudos que resultam do trabalho de investigação produzido no âmbito do Projecto de Investigação "Educação e Imaginário" do Centro de Investigação em Educação (Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho). Nesta obra os autores, ambos docentes da Universidade do Minho, tratam muito especialmente das figuras do imaginário educacional, ainda que, ao longo dos textos apresentados, aflorem as orientações teóricas para uma educação da imaginação. Em Vozes Pedagógicas de Hermes, de Dioniso e de Prometeu. Para um "Novo Espírito Pedagógico" é convocada a sabedoria ancestral dos mitos referidos para que elas, enquanto metáforas "de alta densidade simbólica", ajudem a melhor pensar o sentido originário de um "novo espírito pedagógico", uma pedagogia que consagre quer uma "poética do devaneio" Gaston Bachelard), quer um "cabeça bem feita" (Montaigne). Em Para uma Hermenêutica do Texto Utópico, salienta-se que o fenómeno utópico não se deixa apreender por uma epistemologia binária, requer a complementaridade de olhares provindos de vários ramos do saber, coloca dilemas e desafios epistemológicos ao hermeneuta do texto utópico e sugere uma arquitectónica que esbata fronteiras teóricas e disciplinares e não se fixe em pólos dualistas e reciprocamente exclusores, mas os perspective numa lógica do terceiro incluído. Em Viagem Utópica e Itinerário Educacional explicita-se aquilo que pode considerar-se a constelação simbólica da Utopia de Tomás Moro e faz dela expressão e metamorfose do mito e utopia da Cidade ideal (Roger Muchielli), realça-se a condição quer de elevação e queda quer de itinerância do ser humano, onde a viagem (do educador ou do educando) é tomada como uma aventura e uma procura de um ser imperfeito que busca a sua perfeição num tempo imperfeito. Em O Imaginário da Infância em Maria Montessori, aborda-se o imaginário educacional da infância presente nalguns dos textos principais desta pedagoga, com vista a identificar os ideologemas mais pregnantes do ponto de vista mítico-simbólico. ALBERTO FILIPE RIBEIRO DE ABREU ARAÚJO é doutorado em Educação pela Universidade do Minho e professor auxiliar com agregação do Instituto de Educação e Psicologia da mesma universidade, além de ser investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto referido. Desde os anos 1990 que frequenta os autores do Círculo de Eranos (Ascona-Suíça) e, muito particularmente, aqueles ligados à obra de Gilbert Durand, tais como Jean-Jacques Wunenburger, Jean-Pierre Sironneau, Philippe Walter, Andrés Ortiz-Osés, entre outros.É autor e co-autor de numerosos trabalhos, em Portugal e no estrangeiro, dedicados ao tema do Imaginário e Imaginário Educacional, de que se destacam O Tema do Homem Novo no Discurso Pedagógico de Joaoãde Barros (1997) e a coordenação, com Fernando Paulo Baptista, da obra Variações sobre o Imaginário (2003).JOAQUIM MACHADO DE ARAÚJO é doutorado em Educação pela Universidade do Minho e docente e investigador do Instituto de Estudos da Criança da mesma universidade. É autor de vários trabalhos sobre a Utopia de Tomás Moro, objecto de estudo no âmbito do doutoramento. É ainda autor de outros trabalhos no âmbito das políticas de educação, de que se destacam Políticas Educativas e Autonomia das Escolas (2000) e Autonomia, Contratualização e Municípios (2000), ambos em co-autoria.

Dados Técnicos
Peso: 330g
ISBN: 9789727717613