KAPUTT, livro de Curzio Malaparte, Guazzelli

KAPUTT

assunto:
Curzio Malaparte, pseudônimo do jornalista, escritor e diplomata italiano Kurt Erich Suckert (1898-1957), é um trocadilho com o nome de Napoleão Bonaparte. Nasceu em Prato, na Toscana, de pai alemão e mãe italiana. Lutou na Primeira Guerra Mundial, ganhando várias medalhas, e em 1915 começou a carreira de jornalista. Ainda jovem universitário, filiou-se ao Partido Nacional Fascista, mas após a publicação, em 1931, do manual Technique du Coup-d'Etat [Técnica do golpe de Estado] foi expulso do partido e exilado na ilha de Lípari, em 1933, de onde foi liberado pelo então potencial herdeiro de ... [Leia mais]
Descrição
Curzio Malaparte, pseudônimo do jornalista, escritor e diplomata italiano Kurt Erich Suckert (1898-1957), é um trocadilho com o nome de Napoleão Bonaparte. Nasceu em Prato, na Toscana, de pai alemão e mãe italiana. Lutou na Primeira Guerra Mundial, ganhando várias medalhas, e em 1915 começou a carreira de jornalista. Ainda jovem universitário, filiou-se ao Partido Nacional Fascista, mas após a publicação, em 1931, do manual Technique du Coup-d'Etat [Técnica do golpe de Estado] foi expulso do partido e exilado na ilha de Lípari, em 1933, de onde foi liberado pelo então potencial herdeiro de Mussolini, Galeazzo Ciano. Foi novamente detido pelo regime fascista nos anos de 1938, 1939, 1941 e 1943. Morreu filiado ao Partido Comunista Italiano, na expectativa de uma viagem para a China de Mao. Em 1942 foi enviado para cobrir a Guerra na Rússia como correspondente do jornal Corriere della Sera. Os artigos foram publicados em 1943 com o título Il Volga nasce in Europa [O Volga nasce na Europa]. Essa experiência e a sua carreira como diplomata serviram de inspiração para Kaputt, publicado em 1944. Malaparte terminou Kaputt em Capri, na Casa Malaparte, importante obra arquitetônica do século XX projetada por ele. Também foi diretor de teatro e cinema, arquiteto e compositor. Em 1949 foi lançado A pele, seu maior sucesso ao lado de Kaputt.

Adaptação e Arte
Eloar Guazzelli Filho é ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e wap designer. Além dos prêmios que ganhou como diretor de arte em diversos festivais de cinema, como os de Havana, Gramado e Brasília, foi premiado como ilustrador nos Salões de Humor de Porto Alegre, Piracicaba, Teresina, Santos e nas Bienais de Quadrinhos do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Em 2006 ganhou o 3º Concurso Folha de Ilustração e Humor, do jornal Folha de S.Paulo. É mestre em Comunicação pela ECA (USP) e ilustrou diversos livros no Brasil e no exterior.

Dados Técnicos
Páginas: 184
Peso: 608g
ISBN: 9788578279011