Descrição
Coleção
Figuras do Saber
Tradução de José Oscar de Almeida Marques
208 p. | 14 x 21 cm
O décimo volume da coleção Figuras do Saber aborda a vida e a obra de John Locke (1632-1704), um dos fundadores do empirismo inglês, junto com David Hume. Elogiado por Voltaire e por toda a filosofia das Luzes, Locke é atualmente pouco lido. Segundo Alexis Tadié, muito ganharíamos, entretanto, se nos ocupássemos novamente com os Tratados sobre o governo civil, com a Carta sobre a tolerância e, particularmente, com o Ensaio sobre o entendimento humano, obra que tem tido tão profunda influência, de Leibniz aos cognitivistas contemporâneos.
Locke, grande crítico de Descartes e de todo dogmatismo político, moral ou metafísico, toma como núcleo de qualquer conhecimento a relação com a experiência, cujas características principais ele tenta definir em todas as áreas em que é pertinente. A partir de sua reflexão política e sua noção-chave de tolerância, Locke pôde construir uma nova teoria das idéias, da substância, da identidade e da linguagem.
Este ensaio busca reavivar o gosto por essa filosofia prudente e ambiciosa, para a qual só a razão e o exame crítico de nossas faculdades permitem alcançar um conhecimento seguro e servir de fundamento à liberdade. É nesse sentido que ela tem para nós uma atualidade incontestável.
Posição #9455 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Peso: 285g
ISBN: 9788574481012