Filosofia do Sonho, livro de Christoph Türcke

Filosofia do Sonho

editora: UNIJUÍ
A profunda análise filosófica que esse livro empreende refere-se a um fenômeno que nós todos conhecemos. Os seus inícios estendem-se pelo menos até a era do paleolítico e já na Antiguidade ele teve um tratamento especializado, mas apenas no século 20 foi submetido a padrões científicos: o sonho. Nós sonhamos quando paramos de pensar e, mesmo assim, o sonho não é sem pensamento. Ele revela um pensamento abaixo do pensamento. A sua forma de mídia massificada, voltada para o exterior, é o filme que coopta o observador para uma espécie de vida de sonho acordado. O próprio sonho, entretanto, é a... [Leia mais]
Descrição
A profunda análise filosófica que esse livro empreende refere-se a um fenômeno que nós todos conhecemos. Os seus inícios estendem-se pelo menos até a era do paleolítico e já na Antiguidade ele teve um tratamento especializado, mas apenas no século 20 foi submetido a padrões científicos: o sonho. Nós sonhamos quando paramos de pensar e, mesmo assim, o sonho não é sem pensamento. Ele revela um pensamento abaixo do pensamento. A sua forma de mídia massificada, voltada para o exterior, é o filme que coopta o observador para uma espécie de vida de sonho acordado. O próprio sonho, entretanto, é a essência da interioridade. Somente quem está ensimesmado pode sonhar.

Há, porém, um momento histórico em que essas oposições se tangenciaram de modo explosivo. Em 1895 foram mostrados os primeiros filmes em Paris. Em Viena, no entanto, no dia 24 de julho de 1895 "revelou-se ao Dr. Sigmund Freud o segredo do sonho", como o próprio "revelador" posteriormente por carta admitiu. Que coincidência na véspera do século 20! Para Christoph Türcke ela se torna o ponto de partida para uma arqueologia mental filosófica. Ela fareja no sonho os processos primários do pensar, até mesmo a formação total da cultura, os quais estão ameaçados cada vez mais pelo canhoneio de sensações da mídia de massa. A análise do sonho de Türcke leva ao fundo até a vida impulsiva, derivando daí as duas forças fundamentais humanas - a força da imaginação e a linguagem - de tal modo que se abrem perspectivas completamente novas no limite entre Filosofia e Psicanálise.

Dados Técnicos
Peso: 601g
ISBN: 9788574298993