Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, livro de Evaldo Cabral de Mello (org.)

Frei Joaquim do Amor Divino Caneca


R$ 95,00
editora: EDITORA 34
Descrição
Frei Joaquim do Amor Divino Caneca (1779-1825) foi um dos grandes pensadores libertários no momento da Independência brasileira. Vivendo em Pernambuco — onde a agitação em torno da separação de Portugal era mais intensa que no restante do país —, construiu, com textos marcadamente combativos, uma visão do que seria o país sem o despotismo e as relações de dependência que caracterizavam a situação colonial.

No ensaio introdutório deste volume, Evaldo Cabral de Mello analisa em detalhes o contexto da Independência em Pernambuco, cujo caráter republicano radical foi progressivamente abafado pela historiografia brasileira a partir do Império, o que denuncia o quanto era incomôdo para as elites o alto grau de envolvimento popular na política daquela província.

Os textos aqui reunidos mostram os passos que levaram frei Caneca, em pouco mais de três anos, da defesa de um governo constitucional ao desencanto com a política de d. Pedro I — e em seguida à busca de uma saída revolucionária com a Confederação do Equador, em consequência da qual foi julgado e condenado à morte.

Dados Técnicos
Peso: 986g
ISBN: 9788573262131
Google Books Preview