Visconde de Cairu, livro de Antonio Penalves Rocha (org.)

Visconde de Cairu


R$ 64,00
editora: EDITORA 34
Descrição
José da Silva Lisboa, visconde de Cairu (1756-1835), foi um dos mais importantes pensadores de linhagem conservadora no período da formação da nação brasileira. Fortemente ligado à Coroa, na época de d. João VI, e a d. Pedro I, depois da Independência, formulou um projeto de modernização econômica do país com a permanência da monarquia como poder absoluto.

Neste projeto, a adaptação à realidade local das ideias de Adam Smith desempenhava um papel fundamental. Para Cairu, o mercado livre era perfeitamente compatível tanto com a escravidão como com o poder centralizado — e esta foi a pedra de toque de uma vasta obra escrita entre 1808 e 1835.

A curiosa trajetória do personagem, simples funcionário público colonial até os 52 anos de idade, e daí em diante importante conselheiro real, é analisada em detalhes por Antonio Penalves Rocha, também autor da seleção dos textos de Cairu apresentados neste volume. O conjunto dá ao leitor uma ideia precisa da importância da obra daquele que é considerado o primeiro economista brasileiro.

Dados Técnicos
Peso: 527g
ISBN: 9788573261998
Google Books Preview