Ladrilhadores e Semeadores, livro de Luiz Guilherme Piva

Ladrilhadores e Semeadores


R$ 44,00
editora: EDITORA 34
Descrição
Oliveira Vianna, Sérgio Buarque de Holanda, Azevedo Amaral e Nestor Duarte são autores preocupados com o "sentido" do Brasil: todos veem, cada qual a seu modo, um significado singular no passado, no presente e no futuro do país. Mas, embora dediquem muito de seu esforço a mergulhos no passado e a críticas ao presente, é o futuro o que lhes interessa.

Ao tratar da modernização brasileira, nossos autores, de diferentes maneiras, são ao mesmo tempo "ladrilhadores" e "semeadores", duas poderosas metáforas criadas por Sérgio Buarque de Holanda para designar, respectivamente, a urbanização e a colonização espanholas e a urbanização e a colonização portuguesas.

São "ladrilhadores" na medida em que propõem a "empresa da razão" contra a "ordem natural", ou contra a "ordem vigente", às vezes limitando-se a diagnosticar problemas e especular caminhos, outras vezes prescrevendo as ações e trajetos necessários. E são "semeadores" na medida em que apregoam a força das "tendências naturais", da realidade interna, que engendram e dão limites e possibilidades para a ação política, e às quais os atores, conhecendo-as (desvendando-as), devem se adequar. São essas concepções, aliás, que os fazem tomar — negando ou afirmando — nosso passado histórico e as origens da nacionalidade brasileira como fontes de seus diagnósticos e proposições.

Dados Técnicos
Peso: 335g
ISBN: 9788573261677
Google Books Preview