CIDADE E CULTURA, livro de Vera M. Pallamin, org.

CIDADE E CULTURA

assunto:
Existe cidade sem cultura? A cultura é intrínseca à cidade? O que microeletrônica tem a ver com cultura? Estas são algumas das questões colocadas nesta obra que discute o papel do "capital simbólico" representado pela cultura urbana na sociedade contemporânea. Fruto de um seminário realizado em 2000 no Instituto Goethe São Paulo - em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - as reflexões aqui apresentadas tratam das "questões relativas à dinâmica dos atuais processos de "culturalização", afetando relações sociais, políticas e econômicas (...) e inclu... [Leia mais]
Descrição
Existe cidade sem cultura? A cultura é intrínseca à cidade? O que microeletrônica tem a ver com cultura? Estas são algumas das questões colocadas nesta obra que discute o papel do "capital simbólico" representado pela cultura urbana na sociedade contemporânea. Fruto de um seminário realizado em 2000 no Instituto Goethe São Paulo - em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - as reflexões aqui apresentadas tratam das "questões relativas à dinâmica dos atuais processos de "culturalização", afetando relações sociais, políticas e econômicas (...) e incluindo aspectos das políticas culturais e estratégias de incremento da cultura na cidade, via arte, arquitetura e projetos de revitalização urbana", como coloca Vera M. Pallamin, organizadora da obra.

Dividido em três partes ("Cultura e esfera pública", "Cultura e transformação urbana", e "Arte e espaço urbano"), o livro aborda a complexidade da relação cultura e cidade reunindo artigos de pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas - arquitetura, urbanismo, sociologia, história da arte, filosofia e artes plásticas - em que o estado atual das cidades é analisado, com divergências quanto ao destino de nossas urbes (esfacelamento total para uns, remodelagem de formas e valores para outros) mas tendo como ponto comum a necessidade de intervenção imediata por parte da sociedade.

Se há uma "comum sensação de mal-estar diante do incontestável estado de morbidez das cidades", segundo a coordenadora do seminário, Marina Ludemann, restam ainda importantes iniciativas culturais, tais como as manifestações de arte pública em Berlim e em São Paulo apresentadas em alguns dos textos aqui reunidos.

Dados Técnicos
Peso: 302g
ISBN: 8574480568