A arte do cinema, livro de David Bordwell, Kristin Thompson

A arte do cinema

editora: UNICAMP
assunto:
A arte do cinema marcou de modo duradouro os estudos de cinema. Suas contínuas reedições e traduções fizeram essa influência perdurar. A obra impressiona pela extensão da formação cinéfila de seus autores, sustentando a exposição a partir de ampla diversidade de exemplos ilustrados. O caráter inovador do livro está em basear seus desenvolvimentos na utilização sistemática de fotogramas, parte inerente da narrativa fílmica, e não mais de fotos de cena (stills). David Bordwell e Kristin Thompson concentram-se na importância fundamental do plano para a análise cinematográfica. Circunscrevem su... [Leia mais]
Descrição
A arte do cinema marcou de modo duradouro os estudos de cinema. Suas contínuas reedições e traduções fizeram essa influência perdurar. A obra impressiona pela extensão da formação cinéfila de seus autores, sustentando a exposição a partir de ampla diversidade de exemplos ilustrados. O caráter inovador do livro está em basear seus desenvolvimentos na utilização sistemática de fotogramas, parte inerente da narrativa fílmica, e não mais de fotos de cena (stills). David Bordwell e Kristin Thompson concentram-se na importância fundamental do plano para a análise cinematográfica. Circunscrevem sua dimensão nos aspectos da mise-en-scène (definida no horizonte da encenação e da direção de atores) e da cinematografia (definida a partir dos elementos que compõem a fotografia, como a luz, o enquadramento, a profundidade de campo, o movimento de câmera, a duração do plano). Em seguida é aberto capítulo para tratar da montagem, encerrando o núcleo básico do livro que dá conta da especificidade da forma narrativa com imagens em movimento. Resta, evidentemente, o som (música, falas, ruídos), abordado então em detalhe. Trata-se de obra que consegue nos falar da arte do cinema como todo orgânico, exposta através de uma espécie de propedêutica do olhar.

Sobre os autores

David Bordwell é hoje considerado um dos principais teóricos e historiadores de cinema nos Estados Unidos. Professor de estudos fílmicos na Universidade de Wisconsin-Madison, é autor de obras-chave que abordam aspectos diversos para análise e compreensão da narrativa fílmica. Da teoria à história do cinema, passando por abordagens autorais, sua reflexão cobre ampla gama de temas. Mantém um site atualizado, http://www.davidbordwell.net/, no qual podem ser acionados alguns de seus principais artigos e intervenções. Entre seus livros, podemos destacar: On the History of Film Style (Harvard University Press, 1997); A encenação no cinema — Figuras traçadas na luz (Papirus, 2008); Narration in Fiction Film (University of Wisconsin Press, 1985); The Way Hollywood Tells It: Story and Style in Modern Movies (University of California Press, 2006); Planet Hong Kong: Popular Cinema and the Art of Entertainment (Harvard University Press, 2000); Making Meaning: Inference and Rhetoric in the Interpretation of Cinema (Harvard University Press, 1989); Film History: an introduction (com Kristin Thompson; McGraw-Hill, 2010) e Post-Theory: Reconstructing Film Studies (com Noël Carroll; University of Wisconsin Press, 1996).

Kristin Thompson é conhecida originalmente pelo trabalho em teoria do cinema, a partir de metodologia analítica, inspirada nos formalistas russos do início do século XX. Nessa linha, publicou Eisenstein’s “Ivan the Terrible”: A Neoformalist Analysis (Princeton University Press, 1981). Thompson foi professora nas universidades de Wisconsin, Amsterdã e Estocolmo. Junto com David Bordwell e Janet Staiger, lançou, em 1985, o abrangente The Classical Hollywood Cinema: Film Style and Mode of Production to 1960 (Columbia University Press). Suas obras mais recentes são: The Frodo Franchise: The Lord of the Rings and Modern Hollywood (University of California Press, 2007) e Storytelling in the new Hollywood: understanding classical narrative technique (Harvard University Press, 1999).

Dados Técnicos
Páginas: 768
Peso: 2600g
ISBN: 9788526810204