serrote 12, livro de IMS

serrote 12

Esta edição traz um ensaio visual com 16 xilogravuras de Lynd Ward. A trajetória de Ward é contada em 'Milhares de palavras sobre livros sem palavras', texto de Art Spiegelman.

O poeta e ensaísta americano Wayne Koestenbaum enumera todo e qualquer tipo de humilhação. Desenhos de Louise Bourgeois ilustram as impiedosas constatações.

Em outro ensaio visual, a quadrimestral do IMS publica um conjunto de imagens pintadas à mão que deu origem a 'Árvores pintadas', série que sintetiza o trabalho de Tacita Dean, projetado internacionalmente pelo Turner Prize de 1998, em que s... [Leia mais]
Descrição
Esta edição traz um ensaio visual com 16 xilogravuras de Lynd Ward. A trajetória de Ward é contada em 'Milhares de palavras sobre livros sem palavras', texto de Art Spiegelman.

O poeta e ensaísta americano Wayne Koestenbaum enumera todo e qualquer tipo de humilhação. Desenhos de Louise Bourgeois ilustram as impiedosas constatações.

Em outro ensaio visual, a quadrimestral do IMS publica um conjunto de imagens pintadas à mão que deu origem a 'Árvores pintadas', série que sintetiza o trabalho de Tacita Dean, projetado internacionalmente pelo Turner Prize de 1998, em que se destaca o cruzamento do cinema, da fotografia e do desenho. A artista, que nasceu na Inglaterra e vive e trabalha em Berlim, começou colecionando cartões-postais de troncos deformados e, mais tarde, passou a fotografar árvores centenárias no interior inglês.

O professor de literatura em Princeton Pedro Meira Monteiro busca dissecar a polêmica entre Caetano Veloso e Roberto Schwarz, que há poucos meses publicou um ensaio sobre o livro do baiano, 'Verdade Tropical'. No texto, Schwarz reconhece a qualidade literária do cantor e compositor, mas identifica em Caetano uma perda de engajamento, como se ele tivesse cedido ao apelo do mercado e da cultura de massas. E dinheiro é o tema das obras de Cildo Meireles que acompanham o texto.

É também baseada na lógica do mercado a parábola do cineasta alemão Alexander Kluge que a revista publica em sua 12ª edição. Na pequena história de ficção, o sêmen do filósofo Nietzche foi guardado por sua irmã e pode ser usado para reprodução na África ou em São Paulo.

'Contra os poetas', de Witold Gombriwicz, é 'uma joia perdida', segundo o editor da serrote Paulo Roberto Pires. O texto reflete a solidão radical do autor que, escrevendo em polonês entre a Argentina e a França, fez da deriva modo de vida e de criação. Obras do artista paraense Emmanuel Nassar, da série 'Chapas', acompanham o ensaio.

O professor da Universidade de Newcastle upon Tyne, na Inglaterra, Lars Iyer provoca - mesmo diante de uma inflação de autores e de leitores, a literatura é um cadáver que já esfriou. As fotos que acompanham o texto são do espanhol Eduardo Outeiro Ferreño e fizeram parte da exposição 'Cabañas para pensar', que documenta os lugares onde escritores e artistas buscaram isolamento para criar.

No ensaio 'Viagem à roda de uma dedicatória', Paulo Roberto Pires vê parte da história do ensaísmo brasileiro como fruto da relação de Alexandre Eulalio e Roberto Schwarz. O texto é ilustrado pelos Estudos de cor do artista americano nascido na Alemanha Josef Albers.

Uma cultura de trocas e remixes - essa é a ideia principal de Jonathan Lethem no ensaio em que argumenta que a propriedade intelectual minimiza o papel fundamental que apropriação, citação e alusão têm no próprio ato criativo.

'Dez (possíveis) razões para a tristeza do pensamento', escrito por George Steiner, trata do conflito entre a capacidade infinita de refletir e os diversos limites da existência. Sete linogravuras do alemão Gerhard Richter, que fazem parte da série 'Elbe', ilustram a melancolia inescapável atribuída ao homem, defendida por Steiner.

No alfabeto serrote - o poeta e ensaísta americano Eliot Weinberger desbrava a palavra/cor azul; já o branco é tema do verbete escrito pelo japonês Kenya Hara, referência no design mundial e diretor de arte da cadeia de lojas Muji; e a fotografia é definida pelo crítico, curador e historiador da arte Jean-François Chevrier.

Sumário

Filosofia
Dez (possíveis) razões para a tristeza do pensamento, GEORGE STEINER

Ficção
O penúltimo pensamento de Nietzsche, ALEXANDER KLUGE

Ensaio Visual
O retrato, LYND WARD
Árvores pintadas, TACITA DEAN

Perfil
Milhares de palavras sobre livros sem palavras, ART SPIEGELMAN

Cinema
O gângster como herói trágico, ROBERT WARSHOW

Ensaio
O que é isso, Caetano?, PEDRO MEIRA MONTEIRO
Viagem à roda de uma dedicatória, PAULO ROBERTO PIRES

Literatura
Nu na banheira, encarando o abismo, LARS IYER
Contra os poetas, WITOLD GOMBROWICZ

Artes Visuais
CILDO MEIRELES
GERHARD RICHTER
EDVARD MUNCH
JAKE E DINOS CHAPMAN
JOSEF ALBERS
EMMANUEL NASSAR
LOUISE BOURGEOIS

Pop
O êxtase da influência: um plágio, JONATHAN LETHEM
Humilhação, WAYNE KOESTENBAUM

Alfabeto Serrote
A de Azul, ELIOT WEINBERGER
F de Fotografia, JEAN-FRANÇOIS CHEVRIER
B de Branco, KENYA HARA

Dados Técnicos
Peso: 501g
ISBN: 9788600001368