Da redação à produção textual - O ensino da escrita, livro de Paulo Coimbra Guedes

Da redação à produção textual - O ensino da escrita

editora: PARÁBOLA
O exame das redações escolares revela que a escola ensina a escrever redação escolar, um conjunto de palavras organizadas em frases dispostas em forma de texto com a intenção única de:

> reproduzir um padrão de linguagem;
> reproduzir um modelo de organização das partes em que se deve dividir a exposição;
> reproduzir um conjunto de ideias alheias tiradas de um repertório comum.

E por que apenas reproduzir? Porque a escola deixou bem claro que esse padrão de linguagem, esse modelo de organização das partes e esse conjunto de ideias são os únicos que... [Leia mais]
Descrição
O exame das redações escolares revela que a escola ensina a escrever redação escolar, um conjunto de palavras organizadas em frases dispostas em forma de texto com a intenção única de:

> reproduzir um padrão de linguagem;
> reproduzir um modelo de organização das partes em que se deve dividir a exposição;
> reproduzir um conjunto de ideias alheias tiradas de um repertório comum.

E por que apenas reproduzir? Porque a escola deixou bem claro que esse padrão de linguagem, esse modelo de organização das partes e esse conjunto de ideias são os únicos que ela aceita.

Da redação à produção textual – o ensino da escrita quer desconstruir essa prática reprodutiva é levar à produção de texto, isto é, ao uso consciente dos recursos expressivos da língua, com a finalidade de produzir efeitos deliberados sobre leitores bem determinados.

Paulo Coimbra Guedes virou professor de português em 1967, quando se licenciou em letras. Dedicou-se, desde então, a ensinar todo tipo de aluno — em escolas públicas e particulares, em cursos pré-vestibular, nos cursos de comunicação e letras da UFRGS — a escrever, o que o obrigou a aprender a escrever e a aprender como se aprende a escrever. Esse trabalho todo acabou convencendo-o de que ensinar a escrever é ensinar português e vice-versa. Ensinar português é ensinar a escrever literatura brasileira é o título da tese, defendida na metade dos anos 1990, que lhe deu título de doutor em linguística aplicada. Esse livro é um dos capítulos dessa tese. Outro capítulo é A formação do professor de português — que língua vamos ensinar?, também editado pela Parábola Editorial. Os outros dois capítulos também vão virar livros: um deles vai se chamar Autoria, gramática e estilo, e o outro, Professor é quem se ensina. Enquanto escreve e revisa esse material, ensina a escrever e a ensinar a escrever na graduação em letras e orienta dissertações e teses que tratem de texto e de ensino de português no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Escreveu também um romance chamado Tratado geral da reunião dançante, editado em Porto Alegre pela editora Artes e Ofícios, e tem outros na cabeça. Os amigos acham que ele vai pro céu por ter deixado de lado a carreira de romancista pra ensinar os outros a escreverem. Ele acha que aqui está bem bom.

Dados Técnicos
Páginas: 344
Peso: 337g
ISBN: 9788588456976