Didática Para as Necessidades Educacionais Especiais, A, livro de Dario Ianes

Didática Para as Necessidades Educacionais Especiais, A

assunto:
Para evoluir a nossa práxis de inclusão dos alunos com disabilidades numa forma mais completa devemos pensar em termos mais amplos (e mais justos) dos "alunos com Necessidades Educacionais Especiais", como alunos que encontram várias barreiras (biopsicossociais) para a aprendizagem e participação. O primeiro tema abordado pelos autores é de como ler e compreender tais necessidades, baseando a análise sobre um modelo antropológico e sob a visão de funcionalidade do CIF da Organização Mundial da Saúde. Depois de estabelecer a necessidade é preciso saber favorecer a aprendizagem e a participaç... [Leia mais]
Descrição
Para evoluir a nossa práxis de inclusão dos alunos com disabilidades numa forma mais completa devemos pensar em termos mais amplos (e mais justos) dos "alunos com Necessidades Educacionais Especiais", como alunos que encontram várias barreiras (biopsicossociais) para a aprendizagem e participação. O primeiro tema abordado pelos autores é de como ler e compreender tais necessidades, baseando a análise sobre um modelo antropológico e sob a visão de funcionalidade do CIF da Organização Mundial da Saúde. Depois de estabelecer a necessidade é preciso saber favorecer a aprendizagem e a participação de modo eficaz, sobretudo em situações complexas. Esta é a parte mais ampla do livro, em que são apresentadas em detalhes as abordagens "didáticas especiais" que se baseia nas dimensões relacionais, afetivas, da "Especial Normalidade" e da micromediação didática. Sobre esta base são propostas estratégias de ensino que envolvem ativamente os colegas de sala de aula, que desenvolvem a autorregulaçãometacognitiva e comportamental, que se adaptam aos objetivos curriculares e aos materiais normais de aprendizagem e que intervém, segundo modalidade psicoeducativa positiva, sobre os comportamentos problema.

Dados Técnicos
Páginas: 336
Peso: 480g
ISBN: 9788582980118