Multiletramentos na Escola, livro de Eduardo de Moura Almeida, Roxane Helena Rodrigues Rojo (Orgs.)

Multiletramentos na Escola

editora: PARÁBOLA
Hoje, qualquer um edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas, adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás... E como fi cam nisso tudo os letramentos? Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação. São requeridas novas práticas de produção, de análise... Embora seja mais cômodo, é inadmissível ignorar as novas linguag... [Leia mais]
Descrição
Hoje, qualquer um edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas, adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás... E como fi cam nisso tudo os letramentos? Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação. São requeridas novas práticas de produção, de análise... Embora seja mais cômodo, é inadmissível ignorar as novas linguagens proliferadas no mundo contemporâneo e as necessidades de um letramento crítico que o mundo pede aos alunos. Se, até meados do século XX, as práticas de letramento fundamentadas no uso da tecnologia da escrita atendiam às demandas postas à educação escolar, a partir do surgimento das tecnologias digitais, não mais. Novos desafi os são postos à escola. Diante de mudanças tão repentinas e intensas, professores de língua materna não familiarizados com tais modifi cações, afeitos à boa e “velha” mídia impressa e à tecnologia da escrita, indagam: que enfoque adotar na formação para a linguagem? Devemos ver nossos alunos como sujeitos protagonistas na construção de conhecimentos signifi cativos e reconhecer o lugar dos jovens como produtores e consumidores de bens culturais em novas mídias, entendendo que as culturas juvenis constroem, a partir de práticas letradas específi cas, redes sociais. São as redes que permitirão a esses jovens tornarem-se agentes culturais ativos nas diversas culturas locais e globais.

Sobre os organizadores

Eduardo de Moura Almeida é formado em Arte e Cultura Fotográfica pela Faculdade SENAC e em Letras Português/Francês pela PUC-SP. Desenvolve pesquisa de mestrado em Linguística Aplicada no IEL-UNICAMP sob orientação da Profa. Dra. Roxane Helena Rodrigues Rojo.

Roxane Helena Rodrigues Rojo é professora doutora do Departamento de Linguística Aplicada do IEL/UNICAMP. Fez pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Docente de graduação e pós-graduação, é chefe do Departamento e coordenadora do Curso de Especialização em Língua Portuguesa (EaD) REDEFOR, um convênio entre a UNICAMP e a SEE-SP.

Dados Técnicos
Peso: 310g
ISBN: 9788579340413