Letramento na diversidade - Surdos aprendendo a ler/escrever, livro de Ivani Rodrigues Silva, Marilia P. Marinho Silva (orgs.)

Letramento na diversidade - Surdos aprendendo a ler/escrever

Este livro é uma contribuição relevante para os estudos sobre a educação de surdos e para o ensino de português para alunos surdos. Ele enfoca particularidades do ensino e letramento de pessoas surdas apontando a importância da Libras nesse contexto. Considerando o contexto complexo da educação bilingue para surdos, o conteúdo dos trabalhos apresentados neste livro reúne autores de diferentes universidades e diferentes regiões do país. Os autores apresentam, por meio de seus capítulos, reflexão e discussão continua com base em práticas que focalizam os desafios de lidar com a diferença pre... [Leia mais]
R$ 72,00
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$24,00 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
Descrição
Este livro é uma contribuição relevante para os estudos sobre a educação de surdos e para o ensino de português para alunos surdos. Ele enfoca particularidades do ensino e letramento de pessoas surdas apontando a importância da Libras nesse contexto. Considerando o contexto complexo da educação bilingue para surdos, o conteúdo dos trabalhos apresentados neste livro reúne autores de diferentes universidades e diferentes regiões do país. Os autores apresentam, por meio de seus capítulos, reflexão e discussão continua com base em práticas que focalizam os desafios de lidar com a diferença presentes na escola e na sociedade brasileira de forma mais ampla. SOBRE AS ORGANIZADORAS: Ivani Rodrigues Silva - Linguista. Doutora em Linguística Aplicada (IEL/Unicamp). Pesquisadora do CEPRE/FCM/Unicamp, onde coordena o Programa de Aprimoramento da Fundap na área da Surdez, desde 1995. É professora do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp, sendo responsável pela disciplina de introdução de Libras e por projetos na área de ensino de português para surdos, além de ser responsável pelo estágio de Leitura/Escrita. Docente do Curso de Mestrado Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/Unicamp. Tem realizado pesquisas principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue de minorias, estudos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), construção de materiais didáticos para o ensino de Libras e na área da aquisição de leitura/escrita. Atua, também, na formação de professores de alunos surdos no CEFIEL - Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) na área do Ensino na Diversidade. Marília P. Marinho Silva - Pedagoga. Doutora em Linguística Aplicada (IEL/Unicamp), Mestre em Educação (FE/Unicamp). Pesquisadora e Consultora nas áreas de Ensino especial (Surdez e Deficiência mental), Formação de professores e Gestão Educacional. Coordenadora pedagógica e Docente de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, desde 1999. Gestora e Coordenadora de Escola de Ensino Especial, atuando em projetos com pais de alunos e professores. Coautora do blog GEDAEE, Grupo de Estudos de Dificuldades de Aprendizagem e Educação Especial. Publicações nas áreas da surdez e escolarização de alunos com deficiência mental. SOBRE OS AUTORES: Aline Nunes de Sousa - Mestre em Linguística Aplicada. Professora do curso de Letras-Libras da UFSC e doutoranda no programa de pós-graduação PPGL/UFSC. Beatriz Critelli Amado - Mestre em Ensino de Ciências pelo IF/USP. E-mail: beatriz.crittelli@usp.br Carlos Henrique Rodrigues - Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Tradução e Interpretação de Língua de Sinais e de processos de ensinoaprendizagem em salas de aula com surdos e de surdos. Denise Queiroz Novaes - Professora universitária. Doutora e Mestre em Língua Portuguesa e Linguística pela PUC Minas. Coordenadora do Curso Superior de Comunicação Assistiva: Libras e Braille/ PUC Minas. E-mail: deniseqn@pucminas.br Dóris Anita Freire Costa - Doutora em Letras: Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras - FALE/UFMG. Ex-Pedagoga do Centro Psicopedagógico da FHEMIG e Professora dos Cursos de Educação Especial Inclusiva da PUC Minas Virtual. E-mail: dorisvalbh@gmail.com Eli Ribeiro dos Santos - Especialista em Leitura e Produção de texto (UFMG) e Libras (SOCIESC), professora Assistente da UFOP e desenvolve pesquisas sobre o ensino de Português para surdos e História da Educação. Elidéa Lúcia Almeida Bernardino - Doutora em Linguística Aplicada pela Boston University, professora Adjunta da UFMG, coordenadora da área de Libras da Faculdade de Letras da UFMG e supervisora dos cursos de Libras na Extensão (CENEX/FALE/UFMG). Giselle Mara - Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG (2018), Mestre em Educação (2010) e Graduada em Letras pela UFMG (2004). Kate Mamhy Oliveira Kumada - Doutora em Educação Especial pela FE/USP e professora da UFABC.E-mail: kate.kumada@ufabc.edu.br Márcia Aparecida Amador Mascia - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USF. Maria Salomé Soares Dallan - Mestre em Educação e doutoranda na Unicamp - Professora de Educação Especial da Prefeitura de Paulínia, atuando com Educação Bilíngue. Marianne Rossi Stumpf - Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Pós-doutora pela U.C. Portuguesa. Mary Lucia Marinho Costa - Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Fernando Pessoa - Portugal. Mestre em Criatatividade Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Psicologa pela Universidade Católica de Minas Gerais. Ronice Müller de Quadros - Doutora em Linguística e Letras. Professora do curso de Letras-Libras da UFSC e dos programas de pós-graduação PPGL e PGET - UFSC.

Dados Técnicos
Páginas: 296
Peso: 355g
ISBN: 9788575915332