Projetos Didáticos de Gênero na Sala de Aula de Língua Portuguesa, livro de Dorotea Frank Kersch, Ana Maria de Mattos Guimarães

Projetos Didáticos de Gênero na Sala de Aula de Língua Portuguesa

assunto:
Preferimos começar este livro contando a história que lhe dá origem. Assim era uma vez um grupo de pesquisadores que entendia que poderia e deveria ir além da academia atravessar os muros da universidade e chegar à sala de aula. Ancorados no campo da Linguística Aplicada (...) o grupo se constituía em torno de preocupações a respeito de como ultrapassar a barreira entre o dizer e o fazer. Ora isto se passa em 2003 quando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já haviam sido lançados há 5 anos e não se notavam mudanças importantes no cenário do ensino de língua materna. A história ganhou... [Leia mais]
Descrição
Preferimos começar este livro contando a história que lhe dá origem. Assim era uma vez um grupo de pesquisadores que entendia que poderia e deveria ir além da academia atravessar os muros da universidade e chegar à sala de aula. Ancorados no campo da Linguística Aplicada (...) o grupo se constituía em torno de preocupações a respeito de como ultrapassar a barreira entre o dizer e o fazer. Ora isto se passa em 2003 quando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já haviam sido lançados há 5 anos e não se notavam mudanças importantes no cenário do ensino de língua materna. A história ganhou um novo capítulo no início de 2011 quando recebemos apoio da Capes (Programa Observatório da Educação). Desde então temos trabalhado na formação continuada de professores; nossas pesquisas nos haviam mostrado que apesar dos bons resultados que alcançávamos com as experiências com sequência didática os trabalhos às vezes eram um pouco artificiais. Nesse ponto entra o que estamos chamando de Projeto Didático de Gênero - PDG que dá ênfase aos processos de letramento relacionados à prática social da escrita pelos alunos. E este livro conta um pouco disso. A primeira parte dele traz a ancoragem na didatização de gênero; na segunda damos voz aos professores participantes do projeto no momento em que relatam sua experiência com a construção dos PDGs e procuram também ouvir os seus alunos que os ajudaram a desenvolver tais projetos.

Dados Técnicos
Páginas: 216
Peso: 299g
ISBN: 9788575912478