O caracol e sua concha - Ensaios sobre a nova morfologia do trabalho, livro de Ricardo Antunes

O caracol e sua concha - Ensaios sobre a nova morfologia do trabalho

editora: BOITEMPO
assunto:
O caracol e sua concha retoma, de forma polêmica e combativa, a teoria de Ricardo Antunes, um dos mais destacados sociólogos marxistas da atualidade, sobre a centralidade da categoria "trabalho".

A tese central apresentada no livro afirma que o progresso científico-tecnológico no capitalismo contemporâneo não resulta, como expõe a corrente eurocêntrica, no fim da teoria do valor trabalho. O núcleo teórico de sua argumentação é inspirado em Marx e em sua idéia de que o saber rigoroso e o conhecimento técnico-científico desempenham papel fundamental na transformação da produção.... [Leia mais]
Descrição
O caracol e sua concha retoma, de forma polêmica e combativa, a teoria de Ricardo Antunes, um dos mais destacados sociólogos marxistas da atualidade, sobre a centralidade da categoria "trabalho".

A tese central apresentada no livro afirma que o progresso científico-tecnológico no capitalismo contemporâneo não resulta, como expõe a corrente eurocêntrica, no fim da teoria do valor trabalho. O núcleo teórico de sua argumentação é inspirado em Marx e em sua idéia de que o saber rigoroso e o conhecimento técnico-científico desempenham papel fundamental na transformação da produção.

Ricardo Antunes empreende um estudo sobre a alteração produzida pela incorporação da ciência e da tecnologia na composição orgânica do capital e nas suas relações entre trabalho produtivo e improdutivo, manual e intelectual, material e imaterial e na forma assumida pela divisão sexual do trabalho, interferindo na nova composição das classes sociais do capitalismo contemporâneo globalizado.

O caracol e sua concha faz parte da coleção Mundo do Trabalho, da Boitempo Editorial, coordenada pelo próprio Ricardo Antunes. Seus livros trazem estudos sobre a questão do trabalho, sua centralidade na sociedade capitalista, sindicalismo, questão de gênero e o impacto das transformações trazidas pela globalização.

Sobre o autor

Ricardo Antunes é professor titular de Sociologia no IFCH da Unicamp. Foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex, Inglaterra, e recebeu os prêmios Zeferino Vaz, da Unicamp (2003), e Cátedra Florestan Fernandes, da Clacso (2002). É membro do comitê editorial da revista Margem Esquerda e autor, entre outros, de Adeus ao trabalho? (São Paulo, Cortez, 1995) e Os sentidos do trabalho, publicado pela Boitempo.

Dados Técnicos
Peso: 280g
ISBN: 9788575590652