Descrição
Páginas: 248
Edição: 4ª
Ano: 2002
A proposta deste estudo, circunscrito a duas décadas de produção de Chico Buarque, é estabelecer um paralelo entre a obra do compositor e a história recente do Brasil, nos anos marcados pela Ditadura Militar.
Trata-se de uma proposta paradoxalmente ambiciosa e fácil. Fácil por causa do caráter circunstancial que marca a canção popular, fazendo-a assumir, muitas vezes, uma dimensão quase que "jornalística", de reflexo direto dos acontecimentos. Mas ela pode ser ambiciosa se quiser estudar a relação com o social não em termos simplistas de aproveitamento temático, mas em termos de homologia estrutural; não naquilo que o autor quis fazer, mas nas fraturas e impasses de consciência de sua classe social, às quais a obra dá corpo e revela. Sob este viés, Adélia Bezerra de Meneses analisa canções antológicas como "Acorda Amor", "Apesar de Você" e "Roda Viva", entre outras.
Adélia Bezerra de Meneses é professora de Teoria Literária na USP e na Unicamp. Pela Ateliê, publicou também Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque e As Portas do Sonho.
Prêmio Jabuti de Ensaio 1982Posição #19590 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Peso: 414g
ISBN: 9788574800011