Artes de Governar, As - Do regimen medieval ao conceito de governo, livro de Michel Senellart

Artes de Governar, As - Do regimen medieval ao conceito de governo


R$ 62,00
editora: EDITORA 34
Descrição
Tradução de Paulo Neves
Coleção Trans
336 p. - 13.5 x 18 cm

Este livro narra a história do conceito de governo no Ocidente, desde suas origens patrísticas — o regimen como arte de conduzir as almas (século VI) — até sua fixação no vocabulário jurídico-administrativo do Estado moderno (século XVII). Seu objetivo, porém, não é reconstituir as etapas de uma secularização progressiva, mas realçar as mutações que conduziram, por volta do final da Idade Média, à inversão das relações entre o regimen e o regnum (no sentido do poder monárquico).

Contrariamente à ideia de que o governo pressupõe a existência do Estado, o autor demonstra que, durante séculos, foram as exigências do regimen que definiram as condições de exercício de poder. É preciso esperar o século XVI — após Maquiavel — para que o Estado, fruto de uma evolução secular mas trazido por uma crise sem precedente, se imponha como o fundamento da ordem civil e constitua o princípio das práticas governamentais. É então que o regimen — e, com ele, uma certa figura do príncipe virtuoso — se eclipsa no direito do soberano.

Sobre o autor

Michel Senellart nasceu em 1953 e é professor de Filosofia Política na École Normale Supérieure des Lettres et Sciences Humaines de Lyon, na França. É autor de Machiavélisme et raison d'État (PUF, 1989), L'enjeu Machiavel (com Gérald Sfez; PUF, 2001) e Le bonheur et l'utile: une histoire raisonnée de la philosophie morale et politique (com Alain Caillé e Christian Lazzeri; La Découverte, 2001), este último publicado no Brasil com o título Da filosofia moral e política: a felicidade e o útil (São Leopoldo, Editora Unisinos, 2004). Recentemente, foi o responsável pela edição dos cursos de Michel Foucault no Collège de France, Sécurité, territoire, population (1978) e Naissance de la biopolitique (1979), ambos publicados em 2004; atualmente prepara a edição do curso de Foucault Du gouvernement des vivants (1980).

Dados Técnicos
Peso: 370g
ISBN: 9788573263442
Google Books Preview