A Vida Sexual de Immanuel Kant, livro de Jean-Baptiste Botul

A Vida Sexual de Immanuel Kant

editora: UNESP
assunto:
Texto humorístico do jornalista Fréderic Pagès em que um fictício intelectual francês, Jean-Baptiste Botul, discute as peculiaridades e significados filosóficos da vida sexual de Kant.

Um intelectual francês falando, em 1946, sobre a vida sexual de um pensador alemão (sabidamente celibatário), numa colônia de imigrados kantistas no Paraguai! Vertigem, enredo inverossímil! Mas por isso mesmo totalmente ao sabor deste surpreendente e rocambolesco Jean-Baptiste Botul, ordenança de Malraux na Resistência, íntimo de Marie Bonaparte e Lou Andréas-Salomé, desafeto de Jea... [Leia mais]
Descrição
Texto humorístico do jornalista Fréderic Pagès em que um fictício intelectual francês, Jean-Baptiste Botul, discute as peculiaridades e significados filosóficos da vida sexual de Kant.

Um intelectual francês falando, em 1946, sobre a vida sexual de um pensador alemão (sabidamente celibatário), numa colônia de imigrados kantistas no Paraguai! Vertigem, enredo inverossímil! Mas por isso mesmo totalmente ao sabor deste surpreendente e rocambolesco Jean-Baptiste Botul, ordenança de Malraux na Resistência, íntimo de Marie Bonaparte e Lou Andréas-Salomé, desafeto de Jean Cocteau. A situação com que depara sugere rótulos óbvios: Fitzcarraldo, realismo fantástico, iconoclastia filosófica. Mas isso não dá conta do problema aparentemente intransponível que enfrenta e que, por si só, já preservaria o espanto que este livro provoca: como teorizar/filosofar sobre algo de que praticamente nada se sabe e que, ao menos à primeira vista, teria importância estritamente pessoal - entre Kant e, por assim dizer, seus lençóis? Talvez um ensaio tradicional não pudesse responder essa questão, mas a prosa descompromissada entre pessoas ilustradas tem poderes mais amplos: nesse ciclo de palestras, ou "conversas", como prefere o autor, a especificidade do comportamento sexual de Kant é analisada, psicanalisada e anunciada como um elemento crucial para o entendimento de sua obra. Um escândalo interpretativo, à época prontamente punido pela academia. Mas Botul alcança seu objetivo e mostra como o sorriso e a vivacidade do discurso não impedem o avançar, o iluminar. Assim, passemos à leitura, ou melhor, ouçamos o autor, um mestre da palavra falada, dando-nos oportunidade única para uma inesquecível conversation savant, no mais improvável dos salons. (Jézio H. B. Gutierre)

Dados Técnicos
Peso: 393g
ISBN: 9788571393394