O Gênero nas Ciências Sociais - Releituras críticas de Max Weber a Bruno Latour, livro de Danielle Chabaud-Rychter, Virginie Descoutures, Anne-Marie Devreux, Eleni Varikas (orgs.)

O Gênero nas Ciências Sociais - Releituras críticas de Max Weber a Bruno Latour


R$ 128,00
editora: UNESP
Descrição
Nesta obra, as autoras procuram elucidar as contribuições recíprocas entre as Ciências Sociais, em particular a Sociologia, e os estudos de gênero, que floresceram em especial na França contemporânea. Para isso, elas selecionaram um conjunto de autores consagrados e formados nos programas de Ciências Sociais e propuseram a um grupo de especialistas em tais autores que os questionassem acerca de um conjunto de problemas comuns. O objetivo, alcançado, era esclarecer, fazer um exame crítico e tornar acessível, principalmente a estudantes e professores, a forma como a questão de gênero aparece em obras de pensadores como Lévi-Strauss, Durkheim, Crozier, Touraine, Latour, Marx, Engels, Foucault, Arendt, Adorno, Comte, entre vários outros.

O livro procura elucidar, por exemplo, como e partir de que momento, de quais elementos e objetos, a questão da definição e/ou a oposição do masculino e do feminino surge no percursointelectual dos autores escolhidos. A questão do gênero teria influenciado sua obra? Seria ali contornada, evitada ou o autor se apropriaria dela?

Ao expor, de modo sintético, as possíveis contribuições de grandes sociólogos, historiadores e antropólogos ligados à problemática de gênero ou de relações entre os sexos, identificando também as lacunas em suas obras referentes a tais questões, este livro pode ser útil como base de futuros trabalhos teóricos nas Ciências Sociais.

Sobre as autoras

Eleni Varikas, é professora de TeoriaPolítica na Universidade Paris-VIII e membro do laboratório Gênero, Trabalho, Mobilidade. De sua obra, a Editora Unesp publicou O gênero nas ciências sociais (2014, com a Editora daUnB), organizado com Danielle Chabaud- Rychter, Virginie Descoutures e Anne-Marie Devreux.

Danielle Chabaud-Rychter, socióloga, pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Laboratório Centro de Pesquisa Sociológica e Política (Cresppa) equipe Gênero, Trabalho e Mobilidade (UMR 7271, CNRS, Paris 8).

Virginie Descoutures, socióloga, pesquisadora do Centro de Dados Sociopolíticos da Sciences Po (e membro do CRESPPA-GTM).

Anne-Marie Devreux, socióloga, diretora de pesquisa do CNRS, diretora do Cresppa de Paris, membra da equipe Cultura e Sociedade Urbana (Cresppa-CSU, CNRS e Universidade Paris 8).

Dados Técnicos
Páginas: 584
Peso: 860g
ISBN: 9788539305148
Google Books Preview