Cancioneiro, livro de Francesco Petrarca

Cancioneiro

editora: UNICAMP
Tradução de José Clemente Pozenato

Cancioneiro de Petrarca, concluído por volta de 1370, foi o principal modelo de poesia lírica amorosa no Ocidente. Nele, Petrarca abriu o caminho para uma poesia do sentimento, num jogo emocionante com a razão, e com uma nova linguagem. O que há de solene, de quase escultural em Dante torna-se variado, por vezes esvoaçante, em Petrarca. A fortuna favoreceu mais o primeiro, mas o segundo deixou marcas mais fundas, que perduram até hoje na poesia. São 366 poemas, sendo 317 sonetos, 29 canções, 9 sextinas, 7 baladas e 4 madrigais. O tema... [Leia mais]
Descrição
Tradução de José Clemente Pozenato

Cancioneiro de Petrarca, concluído por volta de 1370, foi o principal modelo de poesia lírica amorosa no Ocidente. Nele, Petrarca abriu o caminho para uma poesia do sentimento, num jogo emocionante com a razão, e com uma nova linguagem. O que há de solene, de quase escultural em Dante torna-se variado, por vezes esvoaçante, em Petrarca. A fortuna favoreceu mais o primeiro, mas o segundo deixou marcas mais fundas, que perduram até hoje na poesia. São 366 poemas, sendo 317 sonetos, 29 canções, 9 sextinas, 7 baladas e 4 madrigais. O tema central é o amor, em vida e depois da morte de Laura. Mas há também poemas que nos situam no cotidiano do poeta, como o da velhinha, de manhã bem cedo, rodando seu tear.

Sobre o autor

Francesco Petrarca nasceu a 20 de julho de 1304, em Arezzo, na Toscana, filho de Petracco di Parenzo e Eletta Canigiani. O poeta adotou o sobrenome Petrarca, forma derivada do prenome do pai, quando tinha cerca de 30 anos. Petrarca viveu uma época de transição, foi o último intelectual da Idade Média e o primeiro a anunciar a Idade Moderna. Encontrou suporte na literatura latina, mergulhou de corpo e alma em Cícero, Virgílio e Cipião. Via nos escritos dos antigos romanos uma fonte de inspiração para renovar a civilização da Europa, transformada e deformada, segundo ele, ao longo dos séculos. Sua presença na cultura europeia se dá, também, pela influência generalizada que tiveram seus poemas. Petrarca morreu em 19 de julho de 1374.

Dados Técnicos
Páginas: 536
Peso: 1210g
ISBN: 9788526812178