Sobre direção de cinema (Coleção: Oficina Interior) , livro de David Mamet

Sobre direção de cinema (Coleção: Oficina Interior)

assunto:
“A função do diretor é elaborar a seqüência de planos a partir do roteiro. O trabalho no set de filmagem não é nada. No set de filmagem só se precisa ficar acordado, seguir o planejamento, ajudar os atores a serem simples e manter o senso de humor. O filme é dirigido ao se elaborar a seqüência de planos. O trabalho no set de filmagem é simplesmente o de registrar o que foi escolhido para ser registrado. É o planejamento que faz o filme.” David Mamet Qual a função do diretor? Para David Mamet, consagrado dramaturgo e diretor de filmes como O cadete Winslow e O sucesso a qualquer preço, diri... [Leia mais]
Descrição
“A função do diretor é elaborar a seqüência de planos a partir do roteiro. O trabalho no set de filmagem não é nada. No set de filmagem só se precisa ficar acordado, seguir o planejamento, ajudar os atores a serem simples e manter o senso de humor. O filme é dirigido ao se elaborar a seqüência de planos. O trabalho no set de filmagem é simplesmente o de registrar o que foi escolhido para ser registrado. É o planejamento que faz o filme.” David Mamet Qual a função do diretor? Para David Mamet, consagrado dramaturgo e diretor de filmes como O cadete Winslow e O sucesso a qualquer preço, dirigir é elaborar a seqüência de planos a partir do roteiro e, no set de filmagem, ficar acordado, seguir o planejamento, ajudar os atores a serem simples e manter o senso de humor. As dicas de Mamet para cinéfilos e estudantes de cinema estão em Sobre Direção De Cinema, baseado numa série de palestras que o autor apresentou na escola de cinema da Universidade de Columbia, no final dos anos 1980. A maior parte de Sobre Direção De Cinema é escrito em forma de diálogos extraídos das classes de Mamet. O autor encoraja seus alunos a contarem histórias não através de palavras, mas simplesmente pela justaposição de imagens. Os melhores filmes, argumenta Mamet, são os compostos por tomadas simples de câmera. Mais: o grande diretor entende que a magia cinematográfica depende mais da edição de todas as tomadas do que de uma tomada específica, estudada isoladamente. Sobre Direção De Cinema mostra, claramente, a influência de vários mestres da interpretação no modo como Mamet dirige, escreve e atua. Gênios russos como Konstantin Stanislavsky, Sergei Eisenstein e Vsevelod Pudovkin emprestam várias de suas idéias a David Mamet. Embora teórico, o livro está longe de ser impenetrável para os não iniciados. Para Mamet, a melhor forma de se contar uma história no cinema é fazê-lo como se faz numa conversa de botequim. E é neste clima informal que transcorreram as palestras aqui reproduzidas. Mamet não apresenta fórmulas, prefere estimular o raciocínio. Para ele fundamental é, acima de tudo, respeitar-se a inteligência do espectador. David Mamet é o autor das peças Oleanna; Glengarry Glen Ross, pela qual recebeu o Prêmio Pulitzer e o Prêmio do Círculo de Críticos Teatrais de Nova York; Speed the Plow; e Perversidade Sexual em Chicago, entre outras. Seus filmes incluem, como roteirista, The Postman Always Rings Twice, O Veredito, Os Intocáveis, The Edge e Wag the Dog, e como roteirista/diretor House of Games, Homicide, As Coisas Mudam e The Spanish Prisioner. Ele também é autor de livros infantis; quatro livros de ensaios: Writing in Restaurants, Some Freaks, The Cabin e Make Believe Town; dois romances, The Village e The Old Religion; e um livro sobre atuação, True and False.



Dados Técnicos
Peso: 240g
ISBN: 9788520006063