Renovar Idéias – Desenvolvimento, qualidade de vida e democracia no Brasil moderno, livro de Xico Graziano, Diala Vidal, Ana Maria Pacheco (Org.)

Renovar Idéias – Desenvolvimento, qualidade de vida e democracia no Brasil moderno

editora: BARCAROLLA
“Renovar Idéias – Desenvolvimento, Qualidade de Vida e Democracia no Brasil Moderno”, coedição do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e da Editora Barcarolla, é resultado de 20 horas de debates envolvendo 35 intelectuais, acadêmicos, pesquisadores, durante o seminário “Renovar Idéias” promovido em setembro de 2005 em São Paulo pelo ITV para apontar novos rumos para o desenvolvimento econômico do País. O encontro contou com nomes como Fernando Gabeira, Ruth Cardoso, Cláudio Weber Abramo, Marcelo Néri e Fernando Blumenchein (FGV/RJ), Rubens Naves, José Eli e Rosa Maria Fischer (FEA-U... [Leia mais]
Descrição
“Renovar Idéias – Desenvolvimento, Qualidade de Vida e Democracia no Brasil Moderno”, coedição do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e da Editora Barcarolla, é resultado de 20 horas de debates envolvendo 35 intelectuais, acadêmicos, pesquisadores, durante o seminário “Renovar Idéias” promovido em setembro de 2005 em São Paulo pelo ITV para apontar novos rumos para o desenvolvimento econômico do País. O encontro contou com nomes como Fernando Gabeira, Ruth Cardoso, Cláudio Weber Abramo, Marcelo Néri e Fernando Blumenchein (FGV/RJ), Rubens Naves, José Eli e Rosa Maria Fischer (FEA-USP), Fernando Dolabela (Fundação Dom Cabral), Thomas Mitschein (UFPA) e o economista Yoshiaki Nakano.

“Renovar Idéias” apresenta uma reflexão precisa, sem interferências partidárias, sobre quatro grandes temas da vida nacional: “Interiorização do Desenvolvimento: Novo Mundo Rural”, “Metrópoles: Qualidade de Vida e Segurança do Cidadão”, “Empreendedorismo: Mundo do Trabalho, Tecnologia e Tributos” e “Democracia: Comunicação, Transparência e Representação Política”. Completa a publicação a conferência “A nova agenda do desenvolvimento e a democracia”, realizada pela antropóloga Ruth Cardoso.

Áreas de convergência em meio à pluralidade

Já na introdução o secretário-executivo do ITV, deputado Xico Graziano adverte: “O livro pode surpreender o leitor desavisado”. Surpresa que começa com os autores. “A esmagadora maioria não é tucana. Nossa intenção foi essa – a de renovar idéias e ouvir pessoas que não integram o circuito tradicional de formuladores de políticas consultados pelo PSDB”, informa. Além de recorrer a intelectuais de várias colorações políticas, o encontro reuniu nomes fora do eixo Rio - São Paulo, conquistando a adesão de especialistas e pesquisadores do Rio Grande do Sul (como o filósofo Denis Rosenfield, da UFRGS) até do Pará (como Thomas Mitschein, professor da UFPA e presidente do Poema – Programa Pobreza e Meio Ambiente da Amazônia).

Capítulos

As perspectivas do agronegócio brasileiro, a globalização e a interiorização, as políticas de desenvolvimento na Amazônia, a polêmica sobre os transgênicos estão entre os temas tratados no capítulo sobre o mundo rural, formado por apresentações de José Eli da Veiga (FEA/USP), Marcos Jank (presidente do Ícone - Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais), Yoshiaki Nakano, (professor da FGV/EAESP), José Maria da Silveira (professor de Economia/Unicamp) e Thomas Mitschein (coordenador do Poema). Há considerações dos debatedores Décio Zylberstajn (professor da FEA-USP), Marcelo Leite (jornalista a Folha de S.Paulo), Manoel Reis (professor de Logística da FGV-SP) e do relator Alberto Portugal (pesquisador da Embrapa).

Já o capítulo sobre a qualidade de vida nas metrópoles e a segurança do cidadão mostra o Índice de Condições de Vida (ICV) nas regiões metropolitanas, os problemas de jovens e idosos, as políticas para redução da violência em palestras de Fernando Blumenschein (professor de Economia e Administração FGV/RJ), Ana Amélia Camarano (Coordenadora de População e Cidadania do IPEA), Luis De La Mora (professor de Arquitetura e Urbanismo da UFPE), Denis Mizne (diretor do Instituto Sou Da Paz), Valério Veloso (presidente da ONG Porto Digital) e observações dos debatedores Luiz Paulo Vellozo Lucas (ex-prefeito de Vitória e engenheiro do BNDES), Cristina Carvalho, (professora da UFPE), Juarez Brandão Lopes (sociólogo da USP) e do relator André Urani (professor de Economia da UFRJ).

As várias facetas do empreendorismo integram o terceiro capítulo, composto por abordagens feitas por Fernando Dolabela (professor da Fundação Dom Cabral), Paulo Haddad (ex-ministro da Fazenda e Planejamento), Rosa Maria Fischer (professora FEA/USP), Marcelo Néri (professor da FGV/RJ), Renato Caporali (assessor-chefe de Assuntos Internacionais do Sebre Nacional), além de reflexões dos debatedores José Pastore (professor da USP), Augusto de Franco (coordenador Geral da AED), Roberto Eduardo Matoso (secretário do Trabalho do Ceará) e do relator Carlos Américo Pacheco (professor da UNICAMP).

A ética, o papel do empresariado e da informação são debatidos no último capítulo do livro dedicado à democracia. O tema é abordado em palestras de Fernando Gabeira (PV/RJ), Denis Rosenfield (professor da UFRGS), Marco Villa (professor da UFSCAR), Rubens Naves (advogado), Cláudio Weber Abramo (diretor executivo da Transparência Brasil) e pareceres dos debatedores Daniel Piza (escritor e jornalista de O Estado de S.Paulo), Mario Vitor Santos (diretor da Casa do Saber) e do relator Floriano Pesaro (secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo).

Dados Técnicos
Peso: 410g
ISBN: 8598233218