Revista Outubro 18, livro de Instituto de Estudos Socialistas

Revista Outubro 18

editora: ALAMEDA
A crise do processo de financeirização do capital iniciada nos Estados Unidos atingiu várias economias pelo mundo — ainda que, de certa forma, o Brasil, tenha sido menos afetado pela crise e ganhou de presente a sede das Olimpíadas de 2016. Mesmo assim, ainda nos dias que correm diversos mecanismos de controle do capital estão sendo adotados por bolsas de valores, governos e bancos globalizados. Vários são as evidência de que a crise ainda não acabou e vai demorar algumas décadas para que possamos avaliar seu impacto histórico. Neste número, a revista Outubro n°18 começa a refletir criticam... [Leia mais]
Descrição
A crise do processo de financeirização do capital iniciada nos Estados Unidos atingiu várias economias pelo mundo — ainda que, de certa forma, o Brasil, tenha sido menos afetado pela crise e ganhou de presente a sede das Olimpíadas de 2016. Mesmo assim, ainda nos dias que correm diversos mecanismos de controle do capital estão sendo adotados por bolsas de valores, governos e bancos globalizados. Vários são as evidência de que a crise ainda não acabou e vai demorar algumas décadas para que possamos avaliar seu impacto histórico. Neste número, a revista Outubro n°18 começa a refletir criticamente sobre crise mundial e mostra que ainda, os problemas econômicos são capazes de destruir empregos, ameaçar a popularidade presidencial nos Estados Unidos e inaugurar uma nova etapa de lutas sociais.

Nesta edição temos o artigo de John Bellamy Foster que discute a noção de crise de financeirização do capital. Em “Crise atual: uma perspectiva socialista”, Leo Panitch e Sam Gindin descrevem minuciosamente o colapso econômico nos Estados Unidos e sua importância para a renovação da estratégia socialista internacional.

A recomposição do sistema de dominação global dos Estados Unidos na crise é o tema de Luis Suárez Salazar. Sean Purdy coroa esse conjunto de artigos com uma refinada análise do processo que praticamente engendrou o mercado subprime americano: a reforma da habitação pública nos Estados Unidos. Além disso, uma importante contribuição para o esquadrinhamento teórico-crítico do pensamento neoliberal atual pode ser encontrado no artigo de Eleutério Prado. A revista também traz contribuição de Andréia Galvão apresentando elementos para a reflexão acerca das transformações do sindicalismo sob o governo Lula.

Dados Técnicos
Peso: 360g
ISBN: 15166333_18