A Emergência da Nova Economia: O Que Mudou na Avaliação de Empresas, livro de Ana Paula Matias Gama

A Emergência da Nova Economia: O Que Mudou na Avaliação de Empresas

editora: ALMEDINA
Um dos fenomenos mais enigmaticos dos ultimos anos consistiu na avaliacao das Ofertas Publicas de Aquisicao (OPA) das empresas das novas tecnologias. O facto de estas empresas terem avancado para o mercado de capitais muito jovens e com registo de prejuizos nao impediu a obtencao de elevadas capitalizacoes bolsistas. Este fenomeno ficou conhecido na literatura anglo-saxonica por "negative pricing of losses", ou seja, a valorizacao positiva dos prejuizos. O objetivo deste trabalho consiste em analisar esta aparente anomalia. Para o efeito estudou-se as empresas da nova economia cotadas no IS... [Leia mais]
Descrição
Um dos fenomenos mais enigmaticos dos ultimos anos consistiu na avaliacao das Ofertas Publicas de Aquisicao (OPA) das empresas das novas tecnologias. O facto de estas empresas terem avancado para o mercado de capitais muito jovens e com registo de prejuizos nao impediu a obtencao de elevadas capitalizacoes bolsistas. Este fenomeno ficou conhecido na literatura anglo-saxonica por "negative pricing of losses", ou seja, a valorizacao positiva dos prejuizos. O objetivo deste trabalho consiste em analisar esta aparente anomalia. Para o efeito estudou-se as empresas da nova economia cotadas no ISDEX - Internet Stock List, para o periodo de 1996 a 2003. Os resultados obtidos evidenciam a emergencia de um novo tipo de empresa a operar no mercado pos-decada de 90: empresas de pequena dimensao, maioritariamente de base tecnologica, a registarem prejuizos de maior magnitude e por periodos mais longos. Neste contexto, o reporte de prejuizos, e em oposicao a teoria da opcao de abandono, pode nao estar associado a destruicao de valor, quando os mesmos surgem associados ao exercicio de oportunidades de crescimento. As F&A surgem como estrategia de reestruturacao em situacao de stress financeiro, pois, e contrariamente as expectativas iniciais, a taxa de falencias das empresas deste sector ficou abaixo dos 2%. Em sintese, e citando Zingales (2000), a teoria existente parece ser pouco eficaz em ajudar-nos a caracterizar o novo tipo de empresa que comeca a emergir com o impacto da revolucao das tecnologias de informacao. Este trabalho tem, pois, um contributo fundamental para a compreensao das bolhas financeiras e uma utilidade que transcende largamente o dominio academico: tanto os investidores como os reguladores podem ajudar a temperar euforias, canalizar recursos para areas com maior retorno, privado e social, e consolidar a confianca nos mercados. INDICE PREFACIO INTRODUCAO CAPITULO I - Os Modelos de Avaliacao de Ohlson e Feltham e Ohlson CAPITULO II - A Relevancia do Conteudo Informativo das Variaveis: "Resultados" e "Capitais Proprios" para Efeitos de Avaliacao CAPITULO III - O Impacto do Investimento em Ativos Intangiveis no Valor de Mercado das Empresas CAPITULO IV - Definicao do Periodo a Analisar, dos Criterios de Selecao das Amostras e Definicao das Variaveis CAPITULO V - Metodologia CAPITULO VI - Analise e Discussao dos Resultados CONCLUSOES ANEXOS BIBLIOGRAFIA

Dados Técnicos
Peso: 1000g
ISBN: 9789724037936