Homo Aestheticus - A Invenção do Gosto na Era Democrática, livro de Luc Ferry

Homo Aestheticus - A Invenção do Gosto na Era Democrática

editora: ALMEDINA
Colecção STVDIVM Tradução de Miguel Serras Pereira Nota de Apresentação de António Pedro Pita "Homo aestheticus - L"invention du goût à l"âge démocratique de Luc Ferry, cuja tradução portuguesa é agora publicada, constitui justamente um guia fundamental para percorrer o itinerário filosófico das relações entre filosofia da arte e estética e, sobretudo, da autonomia da estética. [...] o trabalho de Luc Ferry, desenrolando-se, desde sempre, no campo político-social, está conduzido por um objectivo filosófico preciso, que constitui, aliás, um importante sinal da sua inserção histórico-filosófi... [Leia mais]
Descrição
Colecção STVDIVM Tradução de Miguel Serras Pereira Nota de Apresentação de António Pedro Pita "Homo aestheticus - L"invention du goût à l"âge démocratique de Luc Ferry, cuja tradução portuguesa é agora publicada, constitui justamente um guia fundamental para percorrer o itinerário filosófico das relações entre filosofia da arte e estética e, sobretudo, da autonomia da estética. [...] o trabalho de Luc Ferry, desenrolando-se, desde sempre, no campo político-social, está conduzido por um objectivo filosófico preciso, que constitui, aliás, um importante sinal da sua inserção histórico-filosófica; mostrar os limites das correntes de extracção anti-humanista através de uma arqueologia da individualidade susceptível de volver-se em afirmação do indivíduo como categoria central do pensamento moderno tanto quanto do mundo moderno. Ora, foi aí, como eixo medular do pensamento político moderno, que Ferry encontrou a categoria de gosto. [...] Indissociável de um pensamento que conceptualize o conhecimento sensível imanente a cada obra, a arte é, profundamente, uma ocorrência social e política não no sentido em que mobiliza temas ou interesses sociais e políticos mas porque as mutações históricas ou conceptuais relativas ao que seja arte são, por excelência, o lugar onde a imagem de si social e política de uma sociedade é legível na sua maior depuração. E a noção de gosto, antes de referir-se ao universo artístico, designou um contorno particular da sociabilidade." In Nota de Apresentação de António Pedro Pita ÍNDICE NOTA DE APRESENTAÇÃO ADVERTÊNCIA PRÓLOGO I - A REVOLUÇÃO DO GOSTO Antigo, moderno, contemporâneo: a retracção do mundo; O nascimento do gosto; Os três problemas fundamentais da estética; A história da estética como história da subjectividade II - ENTRE O CORAÇÃO E A RAZÃO Classicismo e delicadeza; O fim das tradições; A antinomia do gosto; Os paradoxos da estética humeana; A viragem: a primeira "Estética" e a primeira "Fenomenologia" - Leibniz e Wolff; Os equívocos da "Aesthetica" III - O MOMENTO KANTIANO: O SUJEITO DA REFLEXÃO IV - O MOMENTO HEGELIANO: O SUJEITO ABSOLUTO OU A MORTE DA ARTE V - O MOMENTO NIETZCHEANO: O SUJEITO FRAGMENTADO E O ADVENTO DA ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA VI - O DECLÍNIO DAS VANGUARDAS: A PÓS-MODERNIDADE VII - A QUESTÃO DA ÉTICA NA IDADE DA ESTÉTICA As três idades da ética: a excelência, o mérito e a autenticidade ANEXO I - A FENOMENOLOGIA DE LAMBERT ANEXO II -TRADUÇÃO DOS PRIMEIROS PARÁGRAFOS DA AESTHETICA BEM COMO DO CAPÍTULO SOBRE A VERDADE ESTÉTICA ANEXO III - A REPRESENTAÇÃO VISUAL DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS

Dados Técnicos
Peso: 1110g
ISBN: 9789724019512