Instituições de Direito - I Volume - Filosofia e Metodologia do Direito, livro de Paulo Ferreira da Cunha (Org.)

Instituições de Direito - I Volume - Filosofia e Metodologia do Direito

editora: ALMEDINA
assunto:
Sao cada vez mais raros, felizmente, os professores universitarios que menosprezam, com orgulho e desdem, as questoes pedagogicas e didacticas. O professor universitario, hoje, tem de ser um investigador que, no dominio do saber que cultiva, e capaz de construir, com originalidade e autonomia, conhecimento novo, mas tem de ser tambem um docente com a capacidade de comunicar aos seus alunos, com clareza e rigor e, se possivel, com entusiasmo e seducao, o saber que professa. Parafraseando o sabio e prudente Horacio, diria que um professor de boa qualidade pedagogica deve tanto a natura como a... [Leia mais]
Descrição
Sao cada vez mais raros, felizmente, os professores universitarios que menosprezam, com orgulho e desdem, as questoes pedagogicas e didacticas. O professor universitario, hoje, tem de ser um investigador que, no dominio do saber que cultiva, e capaz de construir, com originalidade e autonomia, conhecimento novo, mas tem de ser tambem um docente com a capacidade de comunicar aos seus alunos, com clareza e rigor e, se possivel, com entusiasmo e seducao, o saber que professa. Parafraseando o sabio e prudente Horacio, diria que um professor de boa qualidade pedagogica deve tanto a natura como a ars, pois que aquela sem esta facilmente se transvia e esta sem aquela decerto se esteriliza num receituario mecanico e enfadonho A actividade pedagogica e didactica do professor universitario, alimentada sempre a montante pela investigacao cientifica, nao se confina ao espaco e ao tempo da aula, embora seja ai que o acto de ensino formal alcanca a sua realizacao por excelencia. De modo organizado ou de modo informal, a accao pedagogica e didactica do professor universitario manifesta-se e projecta-se em multiplas areas, para alem do ambito da sala de aula. Uma das mais importantes, senao mesmo a mais importante, dessas areas e a publicacao ou a editoracao de manuais que, oferecendo com rigor, solidez e originalidade, the state of art numa determinada area de conhecimento ou numa determinada area disciplinar, constituem valioso instrumentos de estudo e trabalho para os alunos universitarios. Por definicao, este aluno - e por maioria de razoes, como e obvio, o docente universitario - nao deve ser homo unius libri, mas e desejavel e salutar que tenha a sua disposicao, tanto em disciplinas propedeuticas como em disciplinas especializadas e terminais do seu curso, um manual cientificamente acurado e actualizado, com qualidades pedagogicas e didacticas, que seja o cais seguro donde partir para conhecer mais alargadamente e com maior profundidade outros mares, outros continentes, outros horizontes. O obra agora editada - no sentido anglo-saxonico do termo - pelo Doutor Paulo Ferreira da Cunha consubstancia modelarmente a ideia do manual universitario assim entendido e demonstra como um professor que ostenta no seu curriculo trabalhos de investigacao solida, original e inovadora, nos dominios da Filosofia do Direito e do Direito Constitucional, tem uma sensibilidade apuradissima para as dimensoes pedagogicas e didacticas do ensino universitario. Nestes Grundlagen da ciencia do Direito, o Doutor Paulo Ferreira da Cunha soube associar a colaboracao de mestres consagrados e a colaboracao de jovens e promissores assistentes; mao ficou refem de quaisquer "Tordesilhas" juscientificas; soube articular multidisciplinar e transdisciplinarmente perspectivas e horizontes teoreticos e metodologicos. No convivio intelectual que, nestes ultimos tres anos, mantive com o Doutor Paulo Ferreira da Cunha, por motivos de natureza institucional e por gosto e curiosidade de leitor, tenho admirado a sua criatividade, a amplitude da sua cultura humanistica, o anti-paroquialismo da sua forma mentis, a elegancia do seu discurso. Um professor com estas qualidades - rasuro intencionalmente o estereotipado vocabulo "perfil", que esvazia de densidade e profundidade o que deve ser denso e profundo - e um pedagogo no sentido originario e mais belo da palavra, porque sabe conduzir e guiar os jovens na viagem complicada, trabalhosa e fascinante da aquisicao e construcao do conhecimento. Com a publicacao deste livro, a relacao dialogica do pedagogo com o aluno torna-se mais pragmatica, mais tangivel e, pelo menos em certo sentido, mais produtiva. Numa universidade nova, no duplo sentido do termo como e a Universidade do Minho, esta e uma licao que todos nos, docentes e discentes, temos a agradecer ao Doutor Paulo Ferreira da Cunha. Vitor Aguiar e Silva Indice PARTE PRIMEIRA: Ser e compreender (o) Direito (Ontologia e Gnoseologia Juridicas) Capitulo I - Do Direito, do seu Estudo; dos Juristas e da sua funcao. Proposito e forma da presente obra - Paulo Ferreira da Cunha Capitulo II - Uma concepcao preliminar do Direito e algumas nocoes basicas - Paulo Ferreira da Cunha PARTE SEGUNDA - Ver (o) Direito (O Direito e a sua circunstancia: natureza cultura e historia) Para uma teoria humanistica do Direito TITULO I: Natureza, Realidade, Pessoa e Direito CAPITULO I - Nature, Law, Natural Law - Virginia Black CAPITULO II - Phenomenologie du Droit - Francois Vallacon CAPITULO III - Bioetica, Biodireito e Biopolitica (Para uma nova cultura de vida) - Mario Emilio F. Bigotte Chorao CAPITULO IV - Le droit et lla personne ou l"elementaire de la tolerance - Jean-Marc Trigeaud TITULO II : O Contexto sincronico do juridico CAPITULO I - Direito e Sociedade - Fernando Santos Neves CAPITULO II - Civilizacoes, culturas e Direito. O "Direito Comparado" - Patricia Jeronimo CAPITULO III - Economia, Direito e Politica. "A Familia da Menina Economia" - Rui da Conceicao Neves CAPITULO IV - Importancia da Filosofia para o Direito - Antonio Jose de Brito CAPITULO V - Problematica e Sentido da Filosofia do Direito - Antonio Braz Teixeira CAPITULO VI - Politica y Derecho. Doce Tesis sobre la Politica - Antonio-Carlos Pereira Menaut TITULO III - O contexto diacronico do juridico CAPITULO I - La Naissance du droit em Grece - Stamatios Tzizis CAPITULO II - A Fundacao epistemologica do Direito em Roma, lus redigere in artem - Paulo Ferreira da Cunha CAPITULO III - Grandes Linhas da Evolucao do Pensamento Juridico Contemporaneo - Paulo Dourado de Gusmao CAPITULO IV - A teoria da Justica no Pensamento Portugues Contemporaneo - Antonio Braz Teixeira PARTE TERCEIRA: Nascer Direito (Teoria das Fontes e das Normas) TITULO I: Teoria Geral das Fontes do Direito CAPITULO I - A Utopia das Fontes - Paulo Ferreira da Cunha CAPITULO II - A Topica das Fontes - Paulo Ferreira da Cunha TITULO II: Teoria Especial da Norma Juridica CAPITULO I - A Norma Juridica - Manuel Fernandes Costa CAPITULO II - Da Lei - Manuel Fernandes Costa CAPITULO III - A Aplicacao da Lei no Tempo - Luis A. Couto Goncalves PARTE QUARTA: Ler e Fazer Direito (Metodologias Juridicas) CAPITULO I - La Topica Juridica - Francisco Puy CAPITULO II - Judicialismo - Antonio Carlos Pereira Menaut CAPITULO III - Hermeneutica Juridica: do problema em geral da classica visao "factualista" e "interpretativa" - Paulo Ferreira da Cunha CAPITULO IV - ?Que va ser de la interpretacion juridica? - Jose Calvo Gonzalez Tambem disponivel o II Volume.

Dados Técnicos
Peso: 1230g
ISBN: 9789724011141