Descrição
O estudo da Literatura Portuguesa no Brasil e, em especial, sua formalização como disciplina e área de pesquisa no âmbito acadêmico, tem uma história que ainda precisa ser escrita. A idéia de ser essencial o conhecimento da Literatura Portuguesa para a formação do aluno de letras brasileiro fundamenta-se na própria história do país, que adotou, como sua, a língua do colonizador. A língua trouxe consigo sua história, suas manifestações pragmáticas e estéticas.
Mesmo que a necessidade de reafirmar nossa independência literária em relação a Portugal tenha muitas vezes gerado um declarado distanciamento dos modelos portugueses, a Literatura Portuguesa foi e continua a ser uma referência ímpar para a Literatura Brasileira.
Com as correntes estéticas vanguardistas que surgiram no final do XIX e início do XX, passou-se a valorizar não tanto a nacionalidade de um conjunto de obras literárias, mas sim o sistema cultural e lingüístico a que pertencem. Por conta disso, hoje pode-se pensar num sistema literário que une hoje, além de Brasil e Portugal, também inclui os países africanos de língua portuguesa – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe e, mais recentemente, mas ainda apenas no âmbito institucional, o Timor Leste.
Se, por um lado, a disciplina de Literatura Portuguesa perdeu força naquilo que a definia como corpus nacional, por outro, ganhou muito em importância naquilo que tem de valor fundamental e tradicional, na medida em que é historicamente o repertório-base para as outras literaturas de língua portuguesa. Nunca, portanto, foi tão relevante estudar Literatura Portuguesa.
Os organizadores: Aparecida de Fátima Bueno, Annie Gisele Fernandes, Hélder Garmes e Paulo Motta Oliveira são professores de Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Sumário
HISTÓRIA
A Revista de Portugal: crônica de uma morte anunciada
Aparecida de Fátima Bueno
Arraia Miúda: a revolução de 1383 revista por Jaime Gralheiro
Flavia Maria Corradin
Literatura e imprensa nas colônias portuguesas no século XIX
Hélder Garmes
Ideário político e invenção poética em O Uraguai, de Basílio da Gama
Ivan Teixeira
Que espécie de olhar Fernando Pessoa deitou ao passado?
Lênia Márcia Mongelli
Da distância entre o presente e o passado: três releituras novecentistas de Sá de Miranda
Márcia Arruda Franco
Romance: forma e dissolução na década de 80
Marlise Vaz Bridi
A Vênus e a Maometana: o “problema moral” em Eça de Queirós e Machado de Assis
Odil José de Oliveira Filho
D. Sebastião na obra de Garrett, um tema em dois momentos.
Patrícia da Silva Cardoso
À esquina do cânone: olhares dissimulados, leituras oblíquas
Paulo Motta Oliveira
Figurações da modernidade no teatro simbolista de D. João da Câmara
Renata Soares Junqueira
MEMÓRIA
As Mulheres de Abril de Maria Teresa Horta
Ana Maria Domingues de Oliveira
A experiência do contar e a questão da identidade na poesia de António Nobre
Annie Gisele Fernandes
O magistério da literatura portuguesa
Cleonice Berardinelli
Questões para um projeto de pesquisa integrada na literatura portuguesa do século XX: um depoimento
Lílian Jacoto
O testemunho da memória imaginada
Márcia Valéria Zamboni Gobbi
Histórias de ouvir e encantar o leitor: a nova poética narrativa de Teolinda Gersão
Maria Heloisa Martins Dias
Florbela: as primeiras apropriações da obra e da biografia
Maria Lúcia Dal Farra
Exercícios literários e identidade
Rita Chaves
Releituras de Fradique Mendes: presença e permanência de Eça de Queirós
Rosane Gazolla Alves Feitosa
O corvo na pena de Cardoso Pires
Sônia Helena de O. Raymundo Piteri
Sentimento e ideologia na palavra poética de Fernando Pessoa e António Jacinto
Vima Lia Martin
PERSPECTIVAS
A solidão como tema de escritoras portuguesas
Benilde Justo Caniato
Poder simbólico e misturas culturais: fluxos ibero-afro-americanos
Benjamin Abdala Junior
Ruy Belo: Boca Bilíngue
Ida Ferreira Alves
Uma poética grávida de impactos
Maria Helena Nery Garcez
Teatro e literatura: entre prefiguração e rasto (a propósito de Nunca nada de ninguém de Luisa Costa Gomes)
Maria João Brilhante
A arte da espreita: a narrativa portuguesa contemporânea
Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Para além do Campo e da Cidade
Maria Teresa Salgado
Entre ditos e interditos: “Missa do Galo”, de Machado de Assis
Marli Fantini Scarpelli
O surrealismo português em perspectiva
Monica Simas
A justaposição n’As naus, de Lobo Antunes: o silenciado em busca da forma.
Raquel de Sousa Ribeiro
O ensino de Literatura Portuguesa: uma releitura de Camilo
Rubens Pereira dos Santos
Espaços concentracionários e as crises da utopia: Sartre e Saramago
Teresa Cristina CerdeiraPosição #21888 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Peso: 301g
ISBN: 9788598325521