Descrição
Edição Bilíngue Português-Inglês
Como uma “mídia bastarda” da TV e do cinema, os vídeos musicais se tornaram algo mais do que um gênero. Resultado de sua velocidade de produção e exibição – e do fato de ser um produto de consumo gerado e exigido pela indústria –, os videoclipes passaram a ser habitados por artistas capazes de vencer as limitações da mídia. Com a ausência de hierarquia entre o velho e o novo, o tecnológico e o artesanal, o videoclipe coloca em movimento todo o repertório do mundo.
Comunismo da Forma – Som, Imagem e Política da Arte, organizado por Fernando Oliva e Marcelo Rezende, propõe uma investigação das possibilidades apresentadas pelo formato do vídeo musical, ao mesmo tempo produtor e conseqüência do nosso momento histórico – o hipercapitalismo.
O livro surgiu a partir da exposição Comunismo da Forma: Som + Imagem + Tempo – A Estratégia do Vídeo Musical, mas não é um catálogo. Trata-se de uma publicação que debate os temas levantados pelo projeto por meio de ensaios e entrevistas, textos que refletem a respeito da força do império das imagens quando este se une a uma nem sempre descartável canção para criar um comentário sobre a política e a sociedade.
Entre os autores que participam do livro estão Anselm Jappe (filósofo italiano, autor de L’avant-garde inacceptable : Réflexions sur Guy Debord), Nicolas Bourriaud (curador e crítico francês, autor de Estética Relacional e Post-Production), Charity Scribner (autora de Requiem for Communism), Alexei Monroe (autor de Interrogation Machine: Laibach and NSK) e Earl Miller (curador canadense).
O livro será lançado durante a abertura da exposição, nesta sexta-feira, 20/7, às 20h. A exposição fica em cartaz até 4/8, na Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350 – São Paulo).
Sobre os organizadores/ curadores
Fernando Oliva é curador e professor da Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Colabora com as publicações Lapiz – Revista Internacional de Arte (Espanha), Contemporary (Inglaterra) e C (Canadá). É editor do catálogo do 16º Videobrasil (2007). Concebeu e dirigiu o projeto de crítica online Bienal ETC., que veiculou entrevistas e ensaios inéditos em torno da 27ª Bienal, no site da comunidade digital Canal Contemporâneo (www.canalcontemporaneo.art.br). Foi co-curador, ao lado de José Augusto Ribeiro, da mostra VOL., centrada em questões sonoras na produção contemporânea, na Galeria Vermelho (2004).
Marcelo Rezende é escritor, curador e ensaísta. É autor do romance Arno Schmidt (Planeta, 2005) e do ensaio Ciência do Sonho – A imaginação sem fim do diretor Michel Gondry (Alameda, 2005). Criou e dirige a coleção de ensaios Situações (Alameda).
Sumário
Índice/Contents
Som + Imagem + Tempo
Sound + Image + Time
O importante é o pensamento
What matters is the thought
Quem fará?
Who would be up for that?
Modo de resistência estética
Mode of aesthetic resistance
Pare de mentir!
Don’t lie!
Laibach: Made in Iugoslávia
Laibach: Made in Yugoslavia
Fluidez e fragilidade
Fluidity and fragility
Um modo de engajamento
A mode of engagement
A ecologia pluralista
The pluralist ecology
Não há nda como um rock star
Nothing like a rock star
Dançando com Pipi
Dancing with Pipi
Três questões
Three questions
Trabalhos exibidos
Works exhibited
Posição #10523 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Peso: 240g
ISBN: 9788598325491