A história na política, a política na história, livro de Cecília Helena de Salles Oliveira, Maria Lígia Coelho Prado, Maria Lourdes de Monaco Janotti (Orgs.)

A história na política, a política na história

editora: ALAMEDA
Inicialmente, os historiadores dedicaram seus trabalhos à história política factual. Com o passar do tempo, foram mudando o foco de seus interesses, sucessivamente, para as esferas econômica, social e cultural em resposta às grandes transformações das sociedades contemporâneas. No momento de consolidação dos Estados-nacionais, que utilizaram a história para legitimar seus projetos de poder, o político dominou os estudos históricos. Posteriormente, a comunidade científica, perplexa diante das destruições da I Guerra e do abalo provocado pelos desdobramentos sociais da crise de 1929, voltou s... [Leia mais]
Descrição
Inicialmente, os historiadores dedicaram seus trabalhos à história política factual. Com o passar do tempo, foram mudando o foco de seus interesses, sucessivamente, para as esferas econômica, social e cultural em resposta às grandes transformações das sociedades contemporâneas. No momento de consolidação dos Estados-nacionais, que utilizaram a história para legitimar seus projetos de poder, o político dominou os estudos históricos. Posteriormente, a comunidade científica, perplexa diante das destruições da I Guerra e do abalo provocado pelos desdobramentos sociais da crise de 1929, voltou suas atenções para a economia.

Hoje a história cultural ocupa um grande espaço na produção historiográfica, talvez pela aparente quebra das totalidades nacionais e pela intensidade das reivindicações identitárias grupais. Contudo, há também um grande interesse por uma nova história política, que se volte para as experiências e questionamentos do presente, concebendo o passado como um tempo pleno de indeterminações e expectativas.

Estas são questões discutidas nesse livro. Debates e trabalhos de pesquisa originalmente apresentados no Seminário Temático O lugar da política na história; os usos da história na política, organizado pelo Grupo de Trabalho de História Política de São Paulo para o XVII Encontro Regional de História da ANPUH, sediado na UNICAMP, em setembro de 2004. “São inquietações que podem levar à reflexão da relação história/historiografia.” A idéia da obra é de certa forma favorecer a reflexão conjunta e contribuir para a reflexão de problemas históricos, desde os mais recentes aos mais antigos, num momento de constante e acelerada renovação da disciplina da História.

Sobre as autoras

Cecília Helena de Salles Oliveira é professora do Museu Paulista/USP. Maria Lígia Coelho Prado e Maria de Lourdes Mônaco Janotti são professoras do departamento de História da USP.

Sumário

Índice

Apresentação
Horacio Gutiérrez
Marina de Mello e Souza

A história na política, a política na história
Cecília Helena de Salles Oliveira
Maria Lígia Coelho Prado
Maria de Lourdes Monaco Janotti

I. A dimensão política da história

A dimensão política da história
Márcia Mansor D’Alessio

“A dimensão política da história”: comentários e contrapontos
Izabel Andrade Marson

Democracia e autoritarismo na América Latina do séc. XIX
Maria Lígia Coelho Prado

II. Mediações e contradições da formação do Estado monárquico

Teoria política e prática de governar: o delineamento do Estado imperial nas primeiras décadas do séc. XIX
Cecília Helena de Salles Oliveira

São Paulo no I Império: poderes locais e governo central
Marisa Säenz Leme

O lugar da política: a atuação de Estevão Ribeiro de Rezende, Marquês de Valença
Vera Lúcia Nagib Bittencourt

III. A prática política na imprensa e no Parlamento

A tribuna em praça pública: o debate político na imprensa periódica paulistana (1838/ 1842)
Erik Hörner

Complicando o que parece simples: a inversão partidária de 1868
Célio Ricardo Tasinafo

IV. O lugar do Império na memória política republicana

A Revolta da Armada de 1893: um “fato” construído
José Miguel Arias Neto

A Revolução de 1893: os diários de Joca e Francisco da Silva Tavares
Gunter Axt

V. O espaço político na administração pública

A cidade de São Paulo na Primeira República: política e administração
Suely Robles Reis de Queiroz

A estatização do setor de energia elétrica: embates entre entreguistas e tupiniquins no segundo governo Vargas (1951-54)
Marcelo Squinca da Silva

VI. Poder e cultura

A crítica de Mário de Andrade à intolerância política do Estado Novo: o papel do intelectual
Sidney Oliveira Pires Júnior

Dados Técnicos
Peso: 380g
ISBN: 9788598325309