O bruxo do Cosme Velho - Machado de Assis no Espelho, livro de Márcia Moura Coelho, Marcos Fleury de Oliveira (Orgs.)

O bruxo do Cosme Velho - Machado de Assis no Espelho

editora: ALAMEDA
Machado de Assis é “um mundo”! Esse poderá ser o comentário de um leitor diante da diversidade das colaborações deste volume, quem sabe com algum laivo de ironia. De fato, aqui estão reunidos vários e variados ensaios em torno de uma mesma figura literária, Machado de Assis. No entanto, o material aqui recolhido não pode ser contemplado como um conjunto diversificado de “leituras” ou de “perspectivas de análises” da obra do escritor, expressões que mais caberiam numa coletânea acadêmica. Passamos a compreender melhor a natureza desta publicação se soubermos que os textos foram apresentados ... [Leia mais]
Descrição
Machado de Assis é “um mundo”! Esse poderá ser o comentário de um leitor diante da diversidade das colaborações deste volume, quem sabe com algum laivo de ironia. De fato, aqui estão reunidos vários e variados ensaios em torno de uma mesma figura literária, Machado de Assis. No entanto, o material aqui recolhido não pode ser contemplado como um conjunto diversificado de “leituras” ou de “perspectivas de análises” da obra do escritor, expressões que mais caberiam numa coletânea acadêmica. Passamos a compreender melhor a natureza desta publicação se soubermos que os textos foram apresentados no XV Moitará, reunião organizada pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) de São Paulo, que vem se consagrando como tradição entre os psicanalistas junguianos, deixando as melhores lembranças entre os convidados a cada ano renovados.

O leitor poderá então tirar proveito diferenciado de uns e de outros dentre os textos aqui presentes – um exercício interessante de diálogo dele mesmo, leitor, com os textos machadianos referidos e, por certo, um aguçamento de sua curiosidade em torno da fortuna crítica de Machado de Assis, vista de modo ampliado. Construída desde o século retrasado ela apanha leitores por todo o lado, e já é um capítulo com revelações de interesse sobre os impasses trazidos pela obra do escritor ao longo dos anos. Impasses que resultam do tratamento conferido por Machado à sociedade e ao homem brasileiros, sempre associados ao andamento da experiência internacional do tempo. (Salete de Almeida Cara, professora do curso de letras da Universidade de São Paulo)

Sobre o encontro: O nome Moitará, que no Alto Xingu refere-se a um encontro anual onde se realizam trocas, batizou os encontros promovidos desde 1978 pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica sobre a cultura brasileira e seus símbolos, reunindo psicanalistas junguianos e especialistas de outras áreas.

Sumário

O portal do inferno
Flávio Aguiar

Machado de Assis nos anos 1870, a preparação do romance realista
Salete de Almeida Cara

O pensamento machadiano e a política da hipocrisia
Liliana Liviano Wahba

Dom Casmuro e o retrato do país
Luiz Roncari

A marca social de um delírio
Gilberto Pinheiro Passos

Uma experiência enlouquecedora: uma leitura do conto “O espelho”
Marlene Bilenky

Machado de Assis e a música
Leniza Castello Branco

O espelho, a persona e o poder
Henrique Torres

Diálogo: o criador e a criatura
Flávio Aguiar e Ariclê Perez

Dados Técnicos
Peso: 240g
ISBN: 9788598325071