O espírito das luzes, livro de Tzvetan Todorov

O espírito das luzes

editora: BARCAROLLA
assunto:
Tradução: Mônica Cristina Corrêa

Após o desmoronamento das utopias, sobre qual base intelectual e moral queremos construir nossa vida comum? indaga Tzvetan Todorov na introdução de O espírito das Luzes. Na busca de respostas, o pensador se depara com a vertente humanista das Luzes, cuja consequência, principalmente na Filosofia, é lembrada como Iluminismo. Nome surgido pela similaridade com o meio pelo qual se ilumina aquilo tudo o que se encontrava em trevas, o projeto Luzes propunha uma postura diferente do mundo e de tudo o que cercava o cotidiano das pessoas. Foi ... [Leia mais]
Descrição
Tradução: Mônica Cristina Corrêa

Após o desmoronamento das utopias, sobre qual base intelectual e moral queremos construir nossa vida comum? indaga Tzvetan Todorov na introdução de O espírito das Luzes. Na busca de respostas, o pensador se depara com a vertente humanista das Luzes, cuja consequência, principalmente na Filosofia, é lembrada como Iluminismo. Nome surgido pela similaridade com o meio pelo qual se ilumina aquilo tudo o que se encontrava em trevas, o projeto Luzes propunha uma postura diferente do mundo e de tudo o que cercava o cotidiano das pessoas. Foi neste período e a partir desta corrente coletiva de pensamento que indivíduos decidiram tomar nas mãos seu destino e colocar o bem-estar da humanidade como objetivo principal de seus atos.

Mas voltar ao período das Luzes não configura uma volta ao passado: o autor, por meio de uma análise crítica diante dos preceitos dogmáticos que ainda rondam a vida comum, faz valer a voz libertária do “ousar pensar por si mesmo” de Diderot. A própria contemporaneidade não deixa de ser figura central do livro. Por meio de um estudo de autores e de debates do século XVIII, Todorov mostra que ainda há muito por avançar na direção das melhorias sociais propostas neste período.

Com uma escrita ágil e despojada de academicismos, o vencedor do Príncipe das Asturias de 2008. maior prêmio de Literatura da Espanha, nos transporta ao um núcleo das questões humanas cuja abrangência compreende e transcende o contexto histórico em que surgiu. De forma ao mesmo tempo simples e densa, Todorov vai ao cerne das Luzes e seus propósitos, sem perder o rigor analítico que caracteriza os grandes pensadores. O espírito das Luzes busca ferramentas em um passado luminoso para lançar luzes sobre o que há de obscurantismo na vida moderna. Entender a letra e o espírito das Luzes parece ser um caminho claro de emancipação para toda a humanidade. Não se trata de um estudo que considere os textos do passado letra morta, seu espírito ainda vive! Temos, portanto, segundo o pensador búlgaro, de reacender as luzes hoje!

Sobre o autor

Nascido em Sofia, Bulgária, em 1939, Tzvetan Todorov radicou-se em Paris, em 1963. Foi um dos grandes representantes do estruturalismo, ao lado de Roland Barthes. Diretor de pesquisa do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), Todorov é um dos mais respeitados intelectuais europeus. Filósofo, historiador, lingüista e semiólogo, é autor de vasta obra, traduzida em mais de 25 idiomas. Foi professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e da École pratique des hautes études en sciences sociales, em Paris. Em 2006, organizou – na Biblioteca Nacional da França – uma exposição sobre as Luzes e seu significado no mundo contemporâneo, que deu origem a este ensaio.

Dados Técnicos
Peso: 290g
ISBN: 9788598233314