Cultura, linguagem e educação: relações de poder, livro de Cibele Krause-Lemke, Hélio Sochodolak,João Carlos Corso, Marisa Schneckenberg, Marta Maria Simionato e Regina Chicoski

Cultura, linguagem e educação: relações de poder

editora: UNICENTRO
O intuito da elaboração desta obra foi propiciar e promover a produção do conhecimento numa linguagem plural que permita a materialização e a socialização dos saberes. Todos os capítulos vinculam-se, de algum modo, à perspectiva foucaultiana. Embora alguns deles adotem outros instrumentais teóricos, foram produzidos como resposta a provocações, inspiradas nas reflexões de Michel Foucault. Uma delas: sou como um cego tateando de livro em livro. Toda obra é incompleta, diz Ricoeur, até encontrar o seu leitor. As reflexões em torno das relações de poder constituem o fio condutor deste trabalho... [Leia mais]
Descrição
O intuito da elaboração desta obra foi propiciar e promover a produção do conhecimento numa linguagem plural que permita a materialização e a socialização dos saberes. Todos os capítulos vinculam-se, de algum modo, à perspectiva foucaultiana. Embora alguns deles adotem outros instrumentais teóricos, foram produzidos como resposta a provocações, inspiradas nas reflexões de Michel Foucault. Uma delas: sou como um cego tateando de livro em livro. Toda obra é incompleta, diz Ricoeur, até encontrar o seu leitor. As reflexões em torno das relações de poder constituem o fio condutor deste trabalho. Para Foucault, as relações de poder seguem métodos e técnicas diferentes conforme o nível e a época ou os regimes de verdade. Estão presentes em toda parte, ou seja, no exercício do poder e em sua resistência, incluindo-se as relações entre um homem e uma mulher, entre aquele que sabe e aquele que não sabe, entre os pais e as crianças... Em toda parte e em todo tempo se vai da dominação à rebelião e da rebelião à dominação por meio da produção de verdades.

Dados Técnicos
Peso: 0g
ISBN: 9788589346887