Considerações sobre a fala e a escrita - Fonologia em nova chave, livro de Darcilia Marindir Pinto Simões

Considerações sobre a fala e a escrita - Fonologia em nova chave

editora: PARÁBOLA
assunto:
(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"?

(b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado?

(c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade?

(d) Como avaliar esses dois tipos de desempenho escrito?

(e) Para onde pode levar o estudo fonológico? Para a sintaxe? morfologia? dialetologia? semântica? estilística... [Leia mais]
Descrição
(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"?

(b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado?

(c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade?

(d) Como avaliar esses dois tipos de desempenho escrito?

(e) Para onde pode levar o estudo fonológico? Para a sintaxe? morfologia? dialetologia? semântica? estilística? lexicologia? pedagogia? sociolinguística? análise do discurso?

Considerações sobre a fala e a escrita — fonologia em nova chave investe em uma porta a ser aberta dentro da sala de aula, para mostrar um fascinante território a ser explorado: pense mais um pouco e aumente sua lista. Vá para a literatura, para as histórias em quadrinhos, para a música, para o futebol... Afinal, a fonologia é apenas o começo de uma aventura que não precisa ter fim.

Darcilia Marindir Pinto Simões é doutora em letras vernáculas pela UFRJ, mestra em letras pela UFF. Em 2003-2004, coordenou o mestrado em língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ. Praticou a docência em todos os níveis de ensino e desenvolve pesquisas sobre as relações existentes entre mecanismos cognitivos na percepção do não verbal e do verbal, com vistas a aumentar a eficácia da prática docente na habilitação do leitor-redator. Vem se ocupando da formulação de uma metodologia de descrição e ensino da língua portuguesa com suporte na aplicação da semiótica de Peirce, associada à análise do discurso e à linguística funcional.

Dados Técnicos
Páginas: 120
Peso: 201g
ISBN: 9788588456532