A razão em exercício - Estudos sobre a filosofia de Agostinho, livro de Moacyr Ayres Novaes Filho

A razão em exercício - Estudos sobre a filosofia de Agostinho

assunto:
Um livro sobre a filosofia e a obra de Agostinho deve observar suas razões para não compor um sistema filosófico. A unidade da obra deve-se a uma concepção de filosofia como permanente exercício da razão. Os exercícios, no duplo sentido em que a razão ali se exerce e ali se exercita, mostram que a filosofia é um projeto de busca da sabedoria, progressivamente consciente de seus limites e de sua incontornável dependência. Daí decorre a impossibilidade de um sistema doutrinário que tivesse pretensões ao esgotamento de um projeto sapiencial, nos marcos de uma razão insuficiente. Se há uma dout... [Leia mais]
Descrição
Um livro sobre a filosofia e a obra de Agostinho deve observar suas razões para não compor um sistema filosófico. A unidade da obra deve-se a uma concepção de filosofia como permanente exercício da razão. Os exercícios, no duplo sentido em que a razão ali se exerce e ali se exercita, mostram que a filosofia é um projeto de busca da sabedoria, progressivamente consciente de seus limites e de sua incontornável dependência. Daí decorre a impossibilidade de um sistema doutrinário que tivesse pretensões ao esgotamento de um projeto sapiencial, nos marcos de uma razão insuficiente. Se há uma doutrina, esta será para Agostinho não a sua própria, mas a doutrina cristã; o filósofo entenderá que sua tarefa é a permanente inquirição, em vista da elucidação daquela doutrina.

Entretanto, a verdade ali contida não se apresenta à razão senão como desafio a ser enfrentado em todos os domínios da filosofia. Pode parecer paradoxal que um autor que valorizava a fé e afirmava a verdade das Escrituras seja lido como avesso a um sistema filosófico; mas trata-se de fazer a distinção entre os conteúdos nos quais uma verdade suprema se deixa e o exercício de uma razão consciente de seus limites.

Dados Técnicos
Peso: 530g
ISBN: 9788586590665