Repensando A Inclusão Escolar. Diretrizes Políticas E Práticas Curriculares E Deficiência Intelectual, livro de Márcia Denise Pletsch

Repensando A Inclusão Escolar. Diretrizes Políticas E Práticas Curriculares E Deficiência Intelectual

editora: NAU
Sob a influência de diretrizes internacionais, vem sendo amplamente difundido no Brasil o discurso em prol da inclusão no ensino comum de alunos com, deficiências. A chamada educação inclusiva constitui hoje política oficial do nosso país, amplamente respaldada pela legislação. Desde o final da, década de 1990, e mais intensamente nos últimos anos, esta tem sido uma área privilegiada por programas de financiamento do Governo Federal. No entanto, a educação inclusiva está longe de ser uma realidade no cotidiano das escolas brasileiras, sobretudo na rede pública de ensino. Com raras, exceções... [Leia mais]
Descrição
Sob a influência de diretrizes internacionais, vem sendo amplamente difundido no Brasil o discurso em prol da inclusão no ensino comum de alunos com, deficiências. A chamada educação inclusiva constitui hoje política oficial do nosso país, amplamente respaldada pela legislação. Desde o final da, década de 1990, e mais intensamente nos últimos anos, esta tem sido uma área privilegiada por programas de financiamento do Governo Federal. No entanto, a educação inclusiva está longe de ser uma realidade no cotidiano das escolas brasileiras, sobretudo na rede pública de ensino. Com raras, exceções, nossas escolas não estão preparadas para receber em suas classes lotadas, com seus professores mal remunerados e precariamente formados, alunos que apresentam diferenças significativas na aprendizagem e/ou no comportamento. Educação inclusiva implica em uma transformação na estrutura física, organizacional, pedagógica e filosófica da escola. Para ser inclusiva, uma, escola tem que ter acessibilidade (nos aspectos arquitetônicos, materiais e de comunicação), flexibilidade curricular, práticas pedagógicas, diferenciadas de ensino e avaliação, e, principalmente, uma equipe de professores e gestores capacitados para lidar com a diversidade dos estilos de, aprendizagem e demandas de seu alunado.

Dados Técnicos
Páginas: 280
Peso: 340g
ISBN: 9788585936822