Alegorias Da Dialética. Imagem E Pensamento Em Walter Benjamin, livro de Katia Muricy

Alegorias Da Dialética. Imagem E Pensamento Em Walter Benjamin

editora: NAU
Em sua curta (e, e vários aspectos, trágica) existência, Walter Benjamin produziu uma obra vasta e diversificada e o caráter revolucionário de suas, teses só pode ser medido pela profundidade e extensão da influência que não cessa de exercer sobre o pensamento crítico da cultura moderna e, contemporânea nos campos da filosofia, da história, das teorias da arte e da literatura etc. Experiência e linguagem são os temas centrais, verdadeiro núcleo teórico, a partir dos quais a obra de Benjamin se estrutura, promovendo desvios e rupturas nas formas tradicionais de pensamento. A filosofia é um ... [Leia mais]
Descrição
Em sua curta (e, e vários aspectos, trágica) existência, Walter Benjamin produziu uma obra vasta e diversificada e o caráter revolucionário de suas, teses só pode ser medido pela profundidade e extensão da influência que não cessa de exercer sobre o pensamento crítico da cultura moderna e, contemporânea nos campos da filosofia, da história, das teorias da arte e da literatura etc. Experiência e linguagem são os temas centrais, verdadeiro núcleo teórico, a partir dos quais a obra de Benjamin se estrutura, promovendo desvios e rupturas nas formas tradicionais de pensamento. A filosofia é um trabalho de problematização que se faz tanto na escrita quanto na leitura, seguindo o ritmo descontínuo de um pensamento vivo que não, cansa de se repensar e que encontra no ensaio, nos aforismos e nas alegorias uma forma privilegiada de expressão. A alegoria é uma escrita por, imagens que se adequa bem ao processo de elaboração do conhecimento graças à natureza essencialmente fragmentada de ambos. Nesse espaço comum entre, imagem e pensamento, as palavras se situam na origem das percepções, na medida em que só vemos o que podemos nomear, ou seja, é pela palavra, nomeadora que as sensações tornam-se distintas. A filosofia de Benjamin quer “ler o real como um texto” e revelar sua inteligibilidade dialética em, “imagens e alegorias”. Em sua leitura materialista da história, faz uma crítica ao historicismo propondo um novo conceito de tempo, já distante do tempo linear e, teleológico, e um novo conceito de história. A escrita da história é vista como uma construção fragmentada e inacabada que exige ser continuamente, reescrita. No “encontro marcado” de cada geração com as que a precederam, o presente é convocado a libertar o passado de sua condição de experiência, morta para conceder-lhe nova possibilidade de existência naquilo que poderia ter sido e não foi. Através dessa operação, o tempo presente também, realiza sua própria salvação naquilo que projeta para o futuro, permitindo que o pensador exerça um papel ativo e transformador.

Dados Técnicos
Páginas: 264
Peso: 340g
ISBN: 9788585936754