Neste livro a autora propõe a construção da memória das práticas de leituras cotidianas de um grupo de dez professoras-alfabetizadoras, pensando também as relações entre os cursos de formação e as professoras, tendo como foco dessa discussão a leitura. Partindo de um percurso de pesquisa transdisciplinar, toma como referência teórica a História Cultural e os estudos do letramento, compreendendo a leitura como uma prática que se constitui socioculturalmente. A metodologia utilizada baseia-se em alguns pressupostos da etnografia e da História Oral. Por tratar-se de um estudo transdisciplinar ... [Leia mais]
R$ 43,93 preço de capa:R$ 54,00 economia de: R$ 10,07 (19%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$14,64 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
+ livros relacionados
Uma história de formação na formação de pr...
Roseli Pacheco Schnetzler
R$ 44
Formação de professores na UFSCar - Concep...
Alice Helena Campos Pierson, Maria Helena Antunes de Ol...
R$ 30,88
Formação e atuação do professor de língua ...
Maria Lúcia M. Carvalho Vasconcelos (org.)
R$ 57
A formação do professor que ensina matemát...
Celi Espasandin Lopes, Armando Traldi, Ana Cristina Fer...
R$ 54,64
Professoras alfabetizadoras. Dos processos...
Andreia Martinazzo Braga, Nadiane Feldkercher
R$ 36
Escritura de Si e Identidade - O Sujeito-P...
Beatriz Maria Eckert-Hoff
R$ 39,64
Saberes e Identidade Profissional na forma...
Aparecida de Fátimas Peres
R$ 23,21
A formação de professores de línguas e o P...
Kleber Aparecido da Silva, Helenice Joviano Roque-Faria...
R$ 61
Memórias de leitura e formação de professores
Ana Lúcia Guedes-Pinto, Geisa Genaro Gomes, Leila Crist...
R$ 20,88
Práticas de escrita na formação de profess...
Ana Lúcia Guedes-Pinto
R$ 37,50
Formação de professores para uma educação ...
Luiz Fernando Conde Sangenis, Elaine Ferreira Rezende d...
R$ 55,07
Práticas de Formação e de Pesquisa de Prof...
Dario Fiorentini, Regina Célia Grando, Rosana Giaretta ...
R$ 57,68
Teorizando a prática e praticando a teoria...
Váldina Gonçalves Costa (org.)
R$ 64
Formacao De Professores - Praticas Pedagog...
Maria Da Graca N.^Rodrigues, Aline Maria Mizukami
R$ 33,38
Descrição
Neste livro a autora propõe a construção da memória das práticas de leituras cotidianas de um grupo de dez professoras-alfabetizadoras, pensando também as relações entre os cursos de formação e as professoras, tendo como foco dessa discussão a leitura. Partindo de um percurso de pesquisa transdisciplinar, toma como referência teórica a História Cultural e os estudos do letramento, compreendendo a leitura como uma prática que se constitui socioculturalmente. A metodologia utilizada baseia-se em alguns pressupostos da etnografia e da História Oral. Por tratar-se de um estudo transdisciplinar em Lingüística Aplicada, o enfoque lingüístico-textual permeia todo o trabalho, trazendo sempre elementos de análise oriundos das ciências da linguagem.
A trajetória metodológica da pesquisa mostra a importância da interação construída entre as professoras e a pesquisadora para que suas histórias de leitura viessem a público. O processo interativo vivenciado durante o trabalho trouxe evidências de como é possível construir uma relação dialógica entre a universidade e as professoras da rede de ensino. Pela análise das narrativas das professoras, é possível verificar a presença do discurso oficial da escola atravessando suas falas, o que é detectado pela fala heterogênea e fragmentada de seus relatos, pela contradição constitutiva de seus discursos. Nesta heterogeneidade a autora identifica movimentos de resistências e rupturas ao discurso da escola. Por meio de suas narrativas, tornam-se visíveis modos e gestos de ler criativos e inventivos, que apontam para práticas de leitura singulares, revelando uma pluralidade de leitoras. Finalmente, procura indicar algumas implicações deste estudo para os cursos de formação de professoras no tocante à questão da prática da leitura.
APOIO : FAPESP e FAESP/UNICAM
Sobre a autora
Ana Lúcia Guedes-Pinto, licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, Doutora em Lingüística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Professora de Didática e de Metodologia do Ensino do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/Unicamp. Pesquisadora do Centro de Memória - Unicamp (CMU). Antes de seu ingresso no ensino superior, trabalhou durante vários anos como professora nas séries iniciais da rede de ensino fundamental. Atualmente tem pesquisado sobre o processo de formação de professores na universidade e sobre a prática educativa.
A 30PorCento é uma livraria virtual cuja missão principal é potencializar, através dos livros, a renovação do pensamento crítico brasileiro. Oferecemos livros com desconto em todo nosso catálogo.
Frete: antes de fechar sua compra você poderá optar por dois tipos de envio conforme calculado por nosso sistema de delivery. As opções são frete Econômico, que lhe garante o preço mais baixo de envio, ou o frete Expresso, que chega até você da forma mais rápida possível. Nossos métodos de envio incluem transportadoras privadas, motoboys ou os Correios.
Política de troca e devolução: produtos vendidos e enviados pela Livraria 30porcento podem ser devolvidos em até 30 dias após o recebimento do pedido. Para receber o reembolso total, os produtos devolvidos devem estar em condições de novo. Produtos com defeito podem ser devolvidos no prazo de garantia legal solicitados por email em até 30 dias.