A formação do professor - Perspectivas da linguística aplicada, livro de Angela B. Kleiman (Org.)

A formação do professor - Perspectivas da linguística aplicada

assunto:
Este livro é para a professora e o professor, não porque apresente fórmulas ou forneça a chave mágica que resolverá os muitos problemas da difícil tarefa de ensinar, mas porque é preciso ouvir o que dizem aqueles que pesquisam a realidade do ensino, muitas vezes com o próprio "militante" do ensino. O volume ajuda a pensar a teoria com base na prática de professoras e professores que se constituíram em sujeitos participantes da pesquisa, em diversos contextos, com diversos observadores participantes dessa prática. Os trabalhos são resultado de um processo de reflexão contínua, a longo prazo,... [Leia mais]
Descrição
Este livro é para a professora e o professor, não porque apresente fórmulas ou forneça a chave mágica que resolverá os muitos problemas da difícil tarefa de ensinar, mas porque é preciso ouvir o que dizem aqueles que pesquisam a realidade do ensino, muitas vezes com o próprio "militante" do ensino. O volume ajuda a pensar a teoria com base na prática de professoras e professores que se constituíram em sujeitos participantes da pesquisa, em diversos contextos, com diversos observadores participantes dessa prática. Os trabalhos são resultado de um processo de reflexão contínua, a longo prazo, de longo alcance, por pesquisadores que se encontram em momentos muito diversos da sua reflexão sobre o assunto. Na diversidade, torna-se mais difícil encontrar as "verdades indiscutíveis" e mais fácil fugir do dogmatismo que acaba impedindo a reflexão sobre tão complexo tema. Todos os trabalhos partilham de um princípio geral da pesquisa sobre a linguagem na Lingüística Aplicada: a análise das práticas lingüísticas e discursivas é o instrumento, por excelência, para se estudar o processo de ensino e aprendizagem.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO - Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa
Angela B. Kleiman

PARTE I - A leitura do professor: interface com os estudos do letramento

Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho?
Angela B. Kleiman

Narrativas de práticas de leitura: trajetórias da professora alfabetizadora
Ana Lúcia Guedes-Pinto

Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a formação do professor: quais as contribuições possíveis?
Simone Bueno Borges da Silva

Professor-leitor, sua identidade e sua práxis
Ana Lúcia de Campos Almeida

PARTE II - Construindo saberes sobre a língua: interface com a Lingüística

Em nome da língua (em nome de quem?)
Inês Signorini

Atualização em sala de aula de saberes lingüísticos de formação: os efeitos da transposição didática
Edmilson Luiz Rafael

As ações didático-discursivas do professor para a construção e manutenção dos tópicos em aula de gramática
Ana Silvia Moço Aparício

A avaliação de redações na escola: uma experiência no semi-árido
Cosme Batista dos Santos

PARTE III - Contextos e propostas: interface com os programas de desenvolvimento profissional

A pesquisa do professor como parte da educação continuada em curso de magistério indígena no Acre
Marilda C. Cavalcanti

Modelos de educação continuada: os diferentes sentidos da formação reflexiva do professor
Luciane Manera Magalhães

A formação de uma professora Sem Terra: reflexos do processo na prática escolar
Samuel Campos

Formação inicial e letramento do professor de Português: uma proposta em implantação
Jane Q. G. Silva, Juliana A. Assis, Maria de Lourdes M. Matencio

PARTE IV - Novos diálogos interdisciplinares: interface com a Didática

Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor?
Roxane Helena Rodrigues Rojo

Dados Técnicos
Peso: 610g
ISBN: 9788585725846