Educação: Uma Nova Perspectiva Para o Estado Democrático de Direito Brasileiro, livro de Claudia Mansani Queda de Toledo

Educação: Uma Nova Perspectiva Para o Estado Democrático de Direito Brasileiro

O presente trabalho que se insere nos estudos a respeito do sistema constitucional de garantia de direitos decorre da linha de pesquisa em Direitos Fundamentais e Inclusão Social, notadamente sobre o tema Educação: uma nova perspectiva para o Estadodemocrático de direito brasileiro procurou evidenciar o entendimento sobre a educação como um horizonte, como um processo ilimitado, atrelado aos conceitos de qualidade e de quantidade como indissociáveis e essa aproximação conceitual adveio de critérios multidisciplinares oriundos das ciências sociais. Adotou-se como caminho científico para a co... [Leia mais]
Descrição
O presente trabalho que se insere nos estudos a respeito do sistema constitucional de garantia de direitos decorre da linha de pesquisa em Direitos Fundamentais e Inclusão Social, notadamente sobre o tema Educação: uma nova perspectiva para o Estadodemocrático de direito brasileiro procurou evidenciar o entendimento sobre a educação como um horizonte, como um processo ilimitado, atrelado aos conceitos de qualidade e de quantidade como indissociáveis e essa aproximação conceitual adveio de critérios multidisciplinares oriundos das ciências sociais. Adotou-se como caminho científico para a construção desse o método dialético hegeliano, especificamente na dimensão que permite o desvelar das contradições entre a plenitude do significado de educação como direito fundamental e os dados da realidade social brasileira elencados no relatório do índice de desenvolvimento humano de 2011. Em um segundo momento, ante à constatação das referidas contradições havidas entre o conceito e os dados educacionais brasileiros, foram trazidas ao trabalho as previsões sobre o tema inseridas na Constituição Federal de 1988, uma vez que a mesma define a educação como um direito fundamental social. Após perpassar algumas assertivas a respeito da educaçãocomo direito social e a constatação da baixa concretização no Brasil deste direito, assentou-se também a necessidade de tratamento do assunto com relevo às questões sociais mais amplas, como a perspectiva concreta de socialização dos bens da vida por meio da erradicação das desigualdades, no caminho da efetivação das práticas democráticas sociais, no âmbito do Estado democrático de direito.

Dados Técnicos
Páginas: 214
Peso: 300g
ISBN: 9788583990192