Embora João Simões Lopes Neto surja muitas vezes vinculado apenas ao cenário regionalista, à valorização do gaúcho e de sua cultura, o fato de que sua primeira obra literária publicada em formato de livro seja uma peça de teatro (O Boato, em 1894) e que um de seus últimos manuscritos tenha sido também um texto para teatro (Sapato de bebê, em 1915 ? um ano antes de sua morte), possibilita pensar que a dramaturgia esteve presente em praticamente toda a sua vida como escritor, paralelamente a outros interesses e trabalhos. A presente edição crítica do Teatro de João Simões Lopes Neto pela prim... [Leia mais]
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Descrição
Embora João Simões Lopes Neto surja muitas vezes vinculado apenas ao cenário regionalista, à valorização do gaúcho e de sua cultura, o fato de que sua primeira obra literária publicada em formato de livro seja uma peça de teatro (O Boato, em 1894) e que um de seus últimos manuscritos tenha sido também um texto para teatro (Sapato de bebê, em 1915 ? um ano antes de sua morte), possibilita pensar que a dramaturgia esteve presente em praticamente toda a sua vida como escritor, paralelamente a outros interesses e trabalhos. A presente edição crítica do Teatro de João Simões Lopes Neto pela primeira dá a público, em ordem cronológica, as suas peças teatrais (em dois volumes, o primeiro com as do século XIX e o segundo com as do século XX), editando textos que até agora jamais haviam sido transcritos, entre os quais Mixórdia!..., O Coió Júnior e A Fifina. Dramaturgia que revela a face urbana do escritor gaúcho, desconhecida pela maior parte dos seus leitores, ela permite uma reinterpretação do conjunto de sua produção intelectual e, embora evidencie que sua obra é um daqueles exemplos que não se submete à leitura fácil, permite ao menos uma certeza: João Simões Lopes Neto é mais do que o regionalismo que o consagrou.
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