Arquivos e história. A cidade de Campinas e seus documentos, livro de Philippe Arthur dos Reis, Renata Geraissati Castro de Almeida (orgs.)

Arquivos e história. A cidade de Campinas e seus documentos

editora: ALAMEDA
Deambular por uma cidade, se perder por suas ruas, enveredar por um bairro desconhecido, ver pessoas e passar por elas, ou mesmo percorrer sempre os mesmos caminhos no vai e vem rotineiro do dia a dia, compõem vivências em meio a pedras, tijolos, concreto, paralelepípedos, asfalto. Esses percursos podem nos levar a pouco indagar sobre o significado do construir, a ignorar as tensões envolvendo técnicas e interesses diversos, podem quase fazer da cidade um mero lugar de morar, trabalhar, ocupar os momentos de lazer. Os autores dessa coletânea, entretanto, nos convidam a refletir sobre o sign... [Leia mais]
Descrição
Deambular por uma cidade, se perder por suas ruas, enveredar por um bairro desconhecido, ver pessoas e passar por elas, ou mesmo percorrer sempre os mesmos caminhos no vai e vem rotineiro do dia a dia, compõem vivências em meio a pedras, tijolos, concreto, paralelepípedos, asfalto. Esses percursos podem nos levar a pouco indagar sobre o significado do construir, a ignorar as tensões envolvendo técnicas e interesses diversos, podem quase fazer da cidade um mero lugar de morar, trabalhar, ocupar os momentos de lazer. Os autores dessa coletânea, entretanto, nos convidam a refletir sobre o significado de edificar, definir lugares e regras de convivências, preservar ou eliminar vestígios de diversas temporalidades constitutivas das cidades. Campinas se dispõe para eles como território de suas indagações sobre a vontade de memória, de colecionar e arquivar documentos, preservar marcos simbólicos; vontade de determos o tempo, de nos apoderar do vivido, de nos esquivar ao esquecimento. Tarefa difícil e talvez quimérica. Contudo, um efetivo exercício de cidadania.

Dados Técnicos
Páginas: 192
Peso: 235g
ISBN: 9788579396328