Culturas Ancestrais e Contemporâneas na Escola: Novas Estratégias Didáticas Para a Implementação da lei 10.639/2003, livro de Elaine Cristina Moraes Santos, Daniel Bidia Olmedo Tejera, Dirce Thomaz, Jamile Borges da Silva, Jefferson Barbosa, Kleber Galvão de Siqueira Junior, Maria Teresa Loduca, Maria Patrícia Hetti, Ohara de Souza Coca, Valdenor S. dos Santos Santos

Culturas Ancestrais e Contemporâneas na Escola: Novas Estratégias Didáticas Para a Implementação da lei 10.639/2003

editora: ALAMEDA
assunto:

O leitor encontrará nesta coletânea um conjunto de estratégias didáticas renovadas, entremeadas por relatos de experiências de docências compartilhadas entre pesquisadores da universidade, artistas populares e professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. Tratam-se de propostas amadurecidas ao longo de três anos de pesquisa em duas escolas públicas, EMEF Saturnino Pereira, situada na Cidade Tiradentes e EMEF Roberto Mange, no Rio Pequeno, cujo objetivo era construir, com os professores, estratégias de aula e a construção prática de atividades que contemplassem as artes ... [Leia mais]

Descrição

O leitor encontrará nesta coletânea um conjunto de estratégias didáticas renovadas, entremeadas por relatos de experiências de docências compartilhadas entre pesquisadores da universidade, artistas populares e professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. Tratam-se de propostas amadurecidas ao longo de três anos de pesquisa em duas escolas públicas, EMEF Saturnino Pereira, situada na Cidade Tiradentes e EMEF Roberto Mange, no Rio Pequeno, cujo objetivo era construir, com os professores, estratégias de aula e a construção prática de atividades que contemplassem as artes ancestrais, como a capoeira e o maculelê e contemporâneas, como o Hip-Hop e o funk, para o ensino de história da África e culturas afro-brasileiras.
Nossa proposta surgiu das dificuldades encontradas para a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas de ensino fundamental e médio. Pretende contribuir para a descolonização do currículo e provocar tensões no interior da própria transmissão do saber técnico-científico veiculado pelas disciplinas escolares, além de criar novas estratégias didáticas para o ensino de história, literatura, geografia, inglês, português, educação física, entre outras disciplinas, por meio da música, da poesia, da dança e de lutas ancestrais.



Dados Técnicos
Páginas: 289
Peso: 322g
ISBN: 9788579395567