O acesso à educação de qualidade e o exercício da cidadania sempre andaram juntos. Então, não é de se estranhar que hoje os países com maiores índices de desenvolvimento humano são aqueles que universalizaram seus sistemas de ensino público, permitindo uma vida cidadã mais ativa e assim um desenvolvimento técnico e econômico mais eficiente.
Em uma pesquisa abrangente, Vinícius Müller reconstitui os percalços do financiamento de nosso sistema de ensino fundamental no período de construção do Estado brasileiro. Com o financiamento da educação relegado aos poderes públicos regionais – a... [Leia mais]
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O acesso à educação de qualidade e o exercício da cidadania sempre andaram juntos. Então, não é de se estranhar que hoje os países com maiores índices de desenvolvimento humano são aqueles que universalizaram seus sistemas de ensino público, permitindo uma vida cidadã mais ativa e assim um desenvolvimento técnico e econômico mais eficiente.
Em uma pesquisa abrangente, Vinícius Müller reconstitui os percalços do financiamento de nosso sistema de ensino fundamental no período de construção do Estado brasileiro. Com o financiamento da educação relegado aos poderes públicos regionais – as províncias e, posteriormente, os estados – o engajamento das sociedades locais foi determinante para os recursos dirigidos às escolas.
A pesquisa histórica cumpre seu dever de ofício: desmistifica o senso comum, premiando as boas práticas. Aqueles que direcionaram mais recursos ao ensino e os geriram mais próximos de seus cidadãos hoje possuem um desenvolvimento humano mais palpável. - Nelson Cantarino - IE/UNICAMP.