Segurança e Política externa do Japão no pós-Segunda Guerra Mundial, livro de Paulo Daniel Watanabe

Segurança e Política externa do Japão no pós-Segunda Guerra Mundial

editora: ALAMEDA
A importância do japão para o brasil nos é desconhecida. Dados do ibge apontam que a maior população nipônica vivendo fora do japão está no brasil, país que é o quarto principal destino dos investimentos das empresas japonesas, enquanto os brasileiros representam a terceira maior comunidade de trabalhadores no japão. Em contrapartida, uma rápida consulta às bases de dados do cnpq, aponta que menos de 5% do total dos grupos dedicados aos estudos asiáticos, tem o japão como principal tema de investigação, o que já seria suficiente para indicar o mérito deste livro. Todavia, watanabe oferece m... [Leia mais]
Descrição
A importância do japão para o brasil nos é desconhecida. Dados do ibge apontam que a maior população nipônica vivendo fora do japão está no brasil, país que é o quarto principal destino dos investimentos das empresas japonesas, enquanto os brasileiros representam a terceira maior comunidade de trabalhadores no japão. Em contrapartida, uma rápida consulta às bases de dados do cnpq, aponta que menos de 5% do total dos grupos dedicados aos estudos asiáticos, tem o japão como principal tema de investigação, o que já seria suficiente para indicar o mérito deste livro. Todavia, watanabe oferece muito mais que isso.
originalmente uma dissertação mestrado, o texto disseca a política externa nipônica como uma ação deliberada de recuperação do orgulho japonês que se pretendia subsumido com a derrota imposta na ii guerra mundial. Com uma qualidade bastante rara, watanabe apresenta, passo a passo, como a política japonesa no campo da segurança representa o mesmo caminho traçado para a construção do império nipônico e para a edificação do japão moderno do século xxi. A única e fundamental diferença está no instrumento dessa política: a espada é substituída pela moeda.
“política externa e segurança do japão no pós-segunda guerra mundial” é um mergulho nas entranhas da ilha oriental, trazendo à tona como uma cultura aparentemente de subserviência e silêncio se traduz em uma das mais potentes e promissoras hoje. Em realidade, a hipótese desenvolvida é justamente a de que o que mudou entre antes e depois da ii guerra no comportamento político japonês foi superficial, foi mera representação que forneceu a oportunidade para que, deliberadamente, o país continuasse a perseguir o mesmo objetivo, a conquista e manutenção do interesse nacional nipônico, traduzido em alta qualidade de vida para sua população tanto no próprio país como no exterior. Em outras palavras, ser império sem ser imperial.
para além das muitas qualidades, este livro oferece uma leitura do universo da política e de seu centro nefrálgico, a segurança sem, no entanto, a aridez que este terreno normalmente apresenta. Ao contrario, nos brinda com o conhecimento do crisântemo substituindo a tradição da espada com a mesma delicadeza que uma pintura japonesa.
suzeley kalil mathias [professora de ciência política, membro do grupo de estudos de defesa e segurança internacional da universidade estadual paulista “júlio de mesquita filho” (unesp) e pesquisadora do cnpq]

Dados Técnicos
Peso: 281g
ISBN: 9788579393174