Numeramento - Aquisição das competências matemáticas, livro de Michel Fayol

Numeramento - Aquisição das competências matemáticas

editora: PARÁBOLA
assunto:
Esta é uma obra oportuna, dedicada a um assunto delicado: a aquisição do número. Nela, Fayol expõe as dificuldades encontradas pelas crianças na aquisição do número, dificuldades inerentes a todo o aprendizado e que, quando persistem, podem se transformar em verdadeiros entraves à aprendizagem. Cerca de uma entre cinco crianças manifesta pela matemática um sentimento que vai de uma leve ansiedade à fobia. Eliminar esses temores passa por uma melhor compreensão do modo como cada um aprende a manejar os números e adquire os raciocínios matemáticos. Os saberes e as habilidades em matemática, t... [Leia mais]
Descrição
Esta é uma obra oportuna, dedicada a um assunto delicado: a aquisição do número. Nela, Fayol expõe as dificuldades encontradas pelas crianças na aquisição do número, dificuldades inerentes a todo o aprendizado e que, quando persistem, podem se transformar em verdadeiros entraves à aprendizagem. Cerca de uma entre cinco crianças manifesta pela matemática um sentimento que vai de uma leve ansiedade à fobia. Eliminar esses temores passa por uma melhor compreensão do modo como cada um aprende a manejar os números e adquire os raciocínios matemáticos. Os saberes e as habilidades em matemática, tanto na criança quanto no adulto, vêm sendo objeto de atenção especial por parte da psicologia cognitiva e da neuropsicologia. Pesquisas nos levam a descobrir os mecanismos que pomos em operação quando encaramos situações matemáticas. Apoiando-se nos resultados mais recentes e no relato de experiências conduzidas com crianças, esta obra nos convida a repensar a pedagogia do numeramento no ensino fundamental.

Sobre o autor

Michel Fayol é professor da Universidade Blaise Pascal em Clermont-Ferrand. É autor de várias obras sobre a aprendizagem e a utilização da língua escrita e do numeramento. Leciona psicologia cognitiva (aprendizagem e memória), psicologia do desenvolvimento (desenvolvimento da linguagem, numeramento, desenvolvimento da memória) e psicolinguística (produção de textos, soletração).

É doutor em psicologia (1976) e em letras e ciências humanas (1981) pela Universidade de Bordéus. Fundou, em 1984, o Laboratório de Estudo das Aprendizagens e do Desenvolvimento. As suas principais áreas de investigação são os processos cognitivos em crianças e adultos, nomeadamente a produção escrita e a compreensão, a aquisição e o uso do número.

Dados Técnicos
Peso: 180g
ISBN: 9788579340437