Leitura e mediação pedagógica, livro de Stella Maris Bortoni-Ricardo (Org.)

Leitura e mediação pedagógica

editora: PARÁBOLA
assunto:
O que fazer para levar os estudantes a entenderem os textos que leem e escrevem na escola e fora dela? Estudantes provenientes de grupos minoritários ou em desvantagem econômico--social enfrentam grandes dificuldades para acompanhar os currículos escolares, em todas as disciplinas. Essas dificuldades têm sido discutidas como resultantes das diferenças linguísticas entre as variedades que compõem o repertório desses alunos e a variedade empregada na transmissão sistemática de conhecimentos na escola. No livro que estamos publicando, nosso foco não é a heterogeneidade linguística apenas, mas ... [Leia mais]
Descrição
O que fazer para levar os estudantes a entenderem os textos que leem e escrevem na escola e fora dela? Estudantes provenientes de grupos minoritários ou em desvantagem econômico--social enfrentam grandes dificuldades para acompanhar os currículos escolares, em todas as disciplinas. Essas dificuldades têm sido discutidas como resultantes das diferenças linguísticas entre as variedades que compõem o repertório desses alunos e a variedade empregada na transmissão sistemática de conhecimentos na escola. No livro que estamos publicando, nosso foco não é a heterogeneidade linguística apenas, mas principalmente a heterogeneidade na cultura e na visão de mundo dos alunos que a escola recruta nos grupos sociais com pouca experiência de letramento, a maioria da população. Nosso livro vai contribuir para a ensinagem (ensino e aprendizagem) da leitura e se insere numa lacuna pedagógica: o desenvolvimento de um acervo de estratégias mediacionais que implementem o conhecimento enciclopédico, necessário à compreensão durante a leitura de textos didáticos ou paradidáticos, com alunos estudantes de redes sociais de cultura predominantemente oral. Os resultados das pesquisas aqui relatados poderão contribuir para que os professores possam enriquecer o ensino com a construção de uma pedagogia da leitura, muitas vezes inexistente em nossas salas de aula.

Sobre a organizadora

Stella Maris Bortoni-Ricardo é formada em letras português e inglês pela Universidade Católica de Goiás (1968), tendo cursado o primeiro ano no Lake Erie College, em Ohio, USA; tem mestrado em linguística pela Universidade de Brasília (1977) e doutorado em linguística pela Universidade de Lancaster (1983). Fez estágio de pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia (1990). Foi bolsista Fulbright na Universidade do Texas em Austin (1978-9). É professora titular emérita de linguística da UnB. Atualmente atua como docente e pesquisadora na Faculdade de Educação daquela universidade e como orientadora no doutorado em linguística. Tem experiência na área de sociolinguística, com ênfase em educação e linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação em língua materna, letramento, alfabetização e etnografia de sala de aula. Suas publicações mais recentes podem ser acessadas em www.stellabortoni.com.br.

Dados Técnicos
Peso: 280g
ISBN: 9788579340420