Descrição
A gramática é uma disciplina em geral mal ensinada: não se estuda gramática como se estuda história ou biologia ou física, que tentam compreender fatos que ocorreram, como são as coisas no domínio dos seres vivos ou como se explica o mundo, o comportamento da matéria. Os argumentos dos gramáticos, quando existem, são argumentos de autoridade. Não são convincentes, não se baseiam em fatos, não são demonstrados. São impostos. O modo como se ensina língua portuguesa nas escolas e o modo como a mídia tenta reverberar esse ensino nos leva, então, a supor que as gramáticas têm pouco a ver com as línguas. Se imaginássemos que as línguas são objetos complexos sempre em construção, que elas são faladas e, eventualmente, escritas e que pode ser interessante conhecer como elas funcionam, compará-las, especular sobre suas relações com cérebro e mente, por um lado, e com a cultura, por outro, talvez o estudo da gramática parecesse mais interessante do que parece.
Sobre o autorSírio Possenti é professor livre-docente no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Seus interesses são combater preconceitos linguísticos, analisar textos humorísticos e discutir a questão da subjetividade. Publica em revistas especializadas. É autor de Língua portuguesa (Série Vestibular Unicamp), 1993, pela Editora Globo, com Maria Bernadete Abaurre; Discurso, estilo e subjetividade, 1988, pela Martins Fontes; Por que (não) ensinar gramática na escola, 1996, Os humores da língua, 1998 e A cor da língua e outras croniquinhas de linguista, 2001.
Posição #17525 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Peso: 280g
ISBN: 9788579340369