Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922), livro de Roberto Acízelo de Sousa (Org.)

Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922)

editora: ARGOS
Este livro apresenta um repertório de textos que documentam a passagem da chamada antiga literatura para a literatura moderna, no período que vai do final do século XVII até a início do século XX. Nesta fase, consolida-se uma mudança da noção de letras para o conceito de literatura, que podemos chamar de "Uma ideia moderna de literatura". A prática das letras deixou de ser regulada pela legislação da gramática, da retórica e da poética para se tornar uma criação subjetiva, manifestação gratuita do belo, expressão individual de sentimento e de sensibilidade. Esta é uma obra recomendada a tod... [Leia mais]
Descrição
Este livro apresenta um repertório de textos que documentam a passagem da chamada antiga literatura para a literatura moderna, no período que vai do final do século XVII até a início do século XX. Nesta fase, consolida-se uma mudança da noção de letras para o conceito de literatura, que podemos chamar de "Uma ideia moderna de literatura". A prática das letras deixou de ser regulada pela legislação da gramática, da retórica e da poética para se tornar uma criação subjetiva, manifestação gratuita do belo, expressão individual de sentimento e de sensibilidade. Esta é uma obra recomendada a todos que desejam compreender a evolução da literatura num conceito amplo e moderno.

Sumário

Apresentação

A reflexão ontológica

Giambattista Vico
Da metafísica poética, que nos dá a origem da poesia (1725)

Alexander Gottlieb Baumgarten
Meditações filosóficas sobre alguns tópicos referentes à essência do poema (1735)

Edmund Burke
Uma investigação filosófica acerca da origem de nossas ideias sobre o sublime e o belo (1757)

Johann Gottfried Herder
Poesia, língua e terra natal (1767)

Johann Christoph Friedrich von Schiller
Cartas sobre a educação estética da humanidade (1795)

Novalis [Georg Friedrich Philipp von Hardenberg]
Miscelânea de observações (1798)
Fragmentos logológicos (1798)
Poesia (1798?)

José Bonifácio de Andrada e Silva
Heresias literárias (data não apurada)
Fragmentos: sobre autores, livros e leituras (datas não apuradas)

Johann Christian Friedrich Hölderlin
Poesia, filosofia, nação e antiguidade (1798-1801?)

William Wordsworth
Prefácio [à segunda edição das Baladas líricas] (1800)

Madame de Staël [Anne Louise Germaine Necker Staël-Holstein]
Literatura e instituições sociais (1800)
Sobre as literaturas do norte e do meio-dia (1800)
Sobre a poesia clássica e sobre a poesia romântica (1810)

François-René de Chateaubriand
Poética do cristianismo (1802)William Blake
O gênio, a imitação e o particular (1808?)

Samuel Taylor Coleridge
Imaginação, poema e poesia (1817)

John Keats
Vida de sensações (1817-1818)

William Hazlitt
Sobre a poesia em geral (1818)

Giacomo Leopardi
Literatura, poesia e filosofia (1821)

Percy Bysshe Shelley
Uma defesa da poesia (1821)

Johann Wolfgang von Goethe
Originalidade (1825)
Poesia e universalismo (1827)
Poesia e história (1827)
Poesia e originalidade (1828)
Clássico e romântico I (1829)
Clássico e romântico II (1830)
Poesia e política (1832)

Alessandro Francesco Tommaso Manzoni
Do romance histórico (1828-1829)

Thomas Carlyle
Símbolos (1831)

John Stuart Mill
O que é poesia? (1833)

Vissarion Grigoryevich Belinski
Sobre o significado da palavra “literatura” (1841)

Vicente Fidel López
Classicismo e romantismo (1842)

Ralph Waldo Emerson
O poeta (1844)

Manuel Antônio Álvares de Azevedo
A poesia, o belo e o sublime (1848)

Friedrich Engels e Karl Heinrich Marx
Literatura mundial (1848)

Bartolomé Mitre
Por uma república poética (1854)

Charles Baudelaire
A imaginação (1859)

Domingos José Gonçalves de Magalhães
Influências da poesia na ordem social (1859)

Gabriel René-Moreno
Poesia e política na América (1864)

George Eliot [Mary Ann Evans]
Observações sobre a forma em arte (1868)

rancesco Saverio De Sanctis
A nova literatura: o romantismo (1871)

Emile Zola
O romance experimental (1880)

Tristão de Alencar Araripe Júnior
Estilo tropical (1888)

Oscar Fingal O’Flahertie Wilde
A decadência da mentira [diálogo] (1889)

Étienne [Stéphane] Mallarmé
O livro, instrumento espiritual (1895)

Leon Nicolaievitch Tolstói
O que é a arte? (1898)

José Veríssimo Dias de Matos
Que é literatura? (1900)

Raimundo de Farias Brito
A psicologia e a arte (1914)

Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust
A obra de arte em busca do tempo perdido (1907-1922)
O sistema das artes

Immanuel Kant
O sistema das artes, o gênio e o gosto (1790)

Raul d’Ávila Pompeia
As sensações e a evolução do sistema das artes (1888)
A questão dos gêneros

Friedrich Wilhelm Joseph Ritter von Schelling
Os gêneros poéticos (1802-1803)

Arthur Schopenhauer
Sobre a arte poética (1820)

Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Poesia e prosa (1820)

Victor-Marie Hugo
Prefácio [ao Cromwel] (1827)

Ferdinand Vincent-de-Paul Marie Brunetière
A evolução dos gêneros na história da literatura (1889)
A consciência artesanal

Honoré de Balzac
História, sociedade e romance (1842)

João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett
O drama, o romance e a missão do poeta (1843)

Gustave Flaubert
O fanatismo da arte (1846-1875)

Edgard Allan Poe
O princípio poético (1848)

Joaquim de Sousândrade
Poema e dilema: pensamento/forma; inteligência/natureza;
individualidade/imperfeição; nacional/estrangeiro (1876)

Robert Lewis [Louis] Balfour Stevenson
Observação sobre o realismo (1883)

Anton Pavlovitch Tchékhov
A literatura: seu artesanato, sua crítica, suas funções (1883-1890)

Henry James
A arte da ficção (1884)

Henri-René-Albert-Guy de Maupassant
Estudo sobre o romance (1887)
A reflexão metodológica

Charles Perrault
Paralelo entre os Antigos e os Modernos (1688)

David Hume
Do padrão do gosto (1741)

Denis Diderot
Dos autores e dos críticos (1773)

Esteban de Arteaga
Introdução [às Investigações filosóficas sobre a beleza ideal] (1789)

Immanuel Kant
Analítica do belo (1790)

Karl Wilhelm Friedrich von Schlegel
Introdução [à História da literatura europeia] (1803-1804)

August Wilhelm von Schlegel
A crítica, entre a história e a teoria da arte (1809)

Karl Heinrich Marx
Desenvolvimento social e desenvolvimento artístico (1857)
O ser social e a determinação da consciência (1859)Antônio Joaquim de Macedo Soares
Da crítica brasileira (1860)

Charles-Augustin Sainte-Beuve
Sobre o meu método (1862)

Hippolyte Adolphe Taine
Introdução [à História da literatura inglesa] (1863)

Matthew Arnold
A função da crítica na atualidade (1864)

Joaquim Maria Machado de Assis
O ideal do crítico (1865)

Walter Horatio Pater
A função da crítica estética (1873)

Friedrich Wilhelm Nietzsche
O nosso conhecimento da arte (1871)

Marcelino Menéndez Pelayo
Um programa para o estudo da literatura espanhola (1878)

Wilhelm Dilthey
Poética e historicidade (1887)

François Élie Jules Lemaître
A crítica como empatia e exercício intelectual egotista (1887)

Anatole France [Jacques Anatole François Thibault]
Sobre a subjetividade radical da crítica (1888)

Émile Hennequin
A crítica científica (1888)

Guilherme Moniz Barreto
A crítica (1888)

Gustave Lanson
Prefácio [à História da literatura francesa] (1894)

Miguel de Unamuno y Jugo
Sobre a erudição e a crítica (1905)

José Enrique Rodó
O ensino da literatura (1908)

Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero
Da crítica e sua exata definição (1909)
A análise retórica

Hugh Blair
Origem e natureza da linguagem figurada (1783)

Pierre Fontanier
As figuras do discurso em geral (1821)

Richard Whately
Introdução [aos Elementos de retórica] (1828)

Miguel do Sacramento Lopes Gama
Da imitação (1851)

Henry Noble Day
Sobre a competência e as relações da retórica (1867)

Dados Técnicos
Peso: 1920g
ISBN: 9788578970246